Portal do Governo Brasileiro
Apresentação
Contextualização
Norma Nacional ABNT NBR 16001
Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social
ISO 26000 – Diretrizes em Responsabilidade Social
Fórum Governamental de Responsabilidade Social
Cartilha - Compreendendo a Responsabilidade Social
Pesquisa Realizada com Empresas Certificadas
Seminários
Referências
Equipe Técnica
Outros Programas e Atividades Correlatas

ISO 26000      

 


Caso esteja visualizando uma mensagem de erro, verifique com o seu administrador de rede se tem acesso ao Youtube.

No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em evento na Fiesp, em São Paulo.

 

Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.
 
A norma fornece orientações para todos os tipos de organização, independente de seu porte ou localização, sobre:

 

 

 

A ISO 26000:2010 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada a fins de certificação. Qualquer oferta de certificação ou alegação de ser certificado pela ABNT NBR ISO 26000 constitui em declaração falsa e incompatível com o propósito da norma.