Portal do Governo Brasileiro
Apresentação
Contextualização
Norma Nacional ABNT NBR 16001
Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social
ISO 26000 – Diretrizes em Responsabilidade Social
Fórum Governamental de Responsabilidade Social
Cartilha - Compreendendo a Responsabilidade Social
Pesquisa Realizada com Empresas Certificadas
Seminários
Referências
Equipe Técnica
Outros Programas e Atividades Correlatas

Processo de Elaboração

 

 

O desenvolvimento desta norma foi inovador, um processo multi-stakeholder. Apesar do longo período de elaboração, 5 anos, o interesse na participação foi permanente e crescente. O Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (ISO/TMB WG-SR) chegou ao seu final com a participação de cerca de 450 especialistas de 99 países do mundo inteiro, além de mais de 200 observadores e de 42 organizações D-liaisons, que são organizações regionais ou internacionais com relevância para o tema, como por exemplo, Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial da Saúde, Consumers International, UN-Global Compact (Pacto Global da ONU). Do Brasil, o Instituto Ethos de Responsabilidade Social participou como organização D-liaison pela Rede Interamericana de Responsabilidade Social.

Os especialistas e observadores participaram do processo de construção da ISO 26000 de duas formas: por meio de delegações nacionais ou das chamadas organizações D-liaison. As delegações nacionais foram compostas pelas seguintes categorias ou partes interessadas (stakeholders) da sociedade:

 


O ISO/TMB WG realizou 8 reuniões que definiram as principais resoluções a respeito da ISO 26000.

 

No Brasil a delegação brasileira, ao longo desses 5 anos de trabalho, passou por algumas alterações, mas sua configuração final teve a seguinte representação:


 

O Instituto Ethos participou como organização - D’liaison. A ABNT, além da liderança do Grupo de Trabalho da ISO em parceria com o organismo sueco de normalização, atuou  como organismo normalizador.

 

Os trabalhos desenvolvidos no Brasil ocorreram no fórum da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entidade reconhecida como o fórum de normalização do Brasil. Para isso, foi criada a Comissão Especial de Estudos de Responsabilidade Social - CEE/RS.

 

Foi no âmbito dessa Comissão que ocorreram as reuniões que trataram tanto das normativas nacionais quanto do desenvolvimento da ISO 26000, atuando como Comitê Espelho da ISO 26000.


As reuniões da CEE/RS continuam a ocorrer, porém sob nova perspectiva, e  são abertas a todos os interessados no movimento da Responsabilidade Social.