Portal do Governo Brasileiro
Apresentação
Contextualização
Norma Nacional ABNT NBR 16001
Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social
ISO 26000 – Diretrizes em Responsabilidade Social
Fórum Governamental de Responsabilidade Social
Cartilha - Compreendendo a Responsabilidade Social
Pesquisa Realizada com Empresas Certificadas
Seminários
Referências
Equipe Técnica
Outros Programas e Atividades Correlatas

Fórum Governamental de Responsabilidade Social


fórum

 

Reuniões Plenárias                  Seminário ISO 26000              Relatório FGRS 2010 - 2012

 

 

O Fórum Governamental de Responsabilidade Social foi criado em 29 de abril de 2010 e instalado em junho do mesmo ano com o objetivo de ser um espaço permanente de discussão e proposição de questões e iniciativas relativas à Responsabilidade Social. A proposta do Fórum é ser um espaço de articulação para toda a esfera governamental, a fim de compartilhar experiências, visões e somar esforços no sentido de promover, facilitar e fortalecer a mobilização social e governamental para ações de responsabilidade social, apoiando e propondo ações voltadas para a consciência da cidadania, dos direitos humanos e para a proteção do meio ambiente.

 

O Fórum foi proposto a partir da participação do Inmetro e do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) como delegados do Grupo de Trabalho da ISO 26000  - representantes da categoria Governo, Especialista e Observador, respectivamente , uma vez que  tinham como parte de suas atribuições  articular a categoria Governo no Brasil para o tema e disseminar e promover o diálogo sobre o conteúdo da norma técnica que estava em fase de elaboração.

 

Foram estabelecidos como objetivos específicos do Fórum:

 

  1. Promover o debate sobre a responsabilidade social nas organizações e divulgar a legislação, as normas e as iniciativas pertinentes;
  2. Desenvolver e acompanhar estudos, projetos e ações de responsabilidade social;
  3. Propor, estimular e promover a expansão e o aprimoramento das ações de Responsabilidade Social nas organizações;
  4. Promover a convergência e a colaboração entre seus membros para disseminação de princípios, estudos, projetos e ações de Responsabilidade Social;
  5. Formular e encaminhar propostas de políticas, programas e projetos de responsabilidade social que contribuam para a efetividade dos direitos da cidadania, a proteção ao meio ambiente e aos direitos humanos. 

 

O Fórum já realizou diversas reuniões e tem tido uma expressiva participação de diversos órgãos governamentais dos três poderes e de setores bem diversos como: Câmara dos Deputados, Tribunais Regionais do Trabalho, Casa Civil, Advocacia Geral da União, Tribunal Superior do Trabalho, Banco Central, BNDES, Petrobrás, Furnas, além de diversos ministérios.


Tem havido também a importante participação de outras partes interessadas da sociedade representantes de outros setores como é o caso do CNI e CNC. A coordenação do Fórum é tripartite, com representantes dos Três Poderes, atualmente compartilhada entre Inmetro, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Câmara dos Deputados.

 

Caso tenha interesse em participar do Fórum envie e-mail para:


ashenriques@inmetro.gov.br

ana.borges@tst.jus.br

jacimara.machado@camara.gov.br