.: Como iniciar o processo de acreditação :.

O processo de acreditação desenvolvido pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro engloba inicialmente o conhecimento da documentação necessária para acreditação por parte do solicitante.

Visando a automatização, um melhor gerenciamento e otimização dos processos de acreditação, além de permitir, com facilidade, o acesso dos organismos e/ou laboratórios acreditados ou em fase de concessão da acreditação às informações do seu processo de concessão de acreditação ou de extensão de seu escopo, a Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro utiliza um sistema de gerenciamento das atividades de acreditação, denominado ORQUESTRA, cujo endereço é http://orquestra.inmetro.gov.br.

O manual de utilização do sistema ORQUESTRA encontra-se disponível no seguinte endereço: http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/manual_orquestra.asp.

Considerando a implantação desta ferramenta, todas as solicitações de acreditação ou de extensão da acreditação devem ocorrer por meio do Sistema ORQUESTRA.

Solicitação para Laboratórios

Devem ser cadastrados login e senha via link: https://orquestra.inmetro.gov.br//workbase/wusersigninDICLA.aspx
Em seguida, acessar o sistema ?ORQUESTRA?, cujo endereço é http://orquestra.inmetro.gov.br Este sistema propicia a automatização, melhor gerenciamento e otimização dos processos de acreditação, além de permitir, com facilidade, o acesso dos organismos de avaliação da conformidade às informações do seu processo de concessão da acreditação ou de extensão do seu escopo.

A documentação necessária para iniciar o processo de acreditação de laboratórios consta nos links abaixo:

Laboratórios de Calibração e de Ensaios segundo requisitos da ABNT NBR ISO/IEC/17025
Laboratórios Análises Clínicas
Laboratórios de Ensaio segundo as Boas Práticas de Laboratório (BPL)
Acreditação de Produtores de Materiais de Referência
Acreditação de Provedores de Ensaios de Proficiência

Solicitação para Organismos de Certificação

O processo inicia-se com o cadastro do organismo no Sistema Orquestra, com a solicitação de login e senha à Divisão de Acreditação de Organismo de Certificação (Dicor), através do e-mail dicor@inmetro.gov.br.

A documentação necessária para iniciar o processo de acreditação de organismo de Certificação para cada modalidade, consta nos links abaixo:

Organismo de Certificação de Sistema de Gestão na área de Turismo – OTA
Organismos de Certificação de Sistema da Qualidade NBR 15100 - OCE
Organismos de Certificaçãodo Manejo de Florestas - OCF
Organismos de Certificaçãode Pessoas - OPC
Organismos de Certificação de Produto - OCP
Organismos de Certificação de Sistema de Gestão Ambiental - OCA
Organismos de Certificaçãode Sistema da Qualidade - OCS
Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos - OHC
Organismos de Verificação de Desempenho de Produto - OVD
Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras na Construção Civil - OCO
Organismos de Certificação de Sistemas da Gestão da Responsabilidade Social – OCR

Organismo de Certificação de Sistema de Medição - OCM

Solicitação para Organismos de Inspeção

Para o cadastro do organismo de inspeção no Sistema Orquestra, deve ser solicitado um login e uma senha à Divisão de Acreditação de Organismos de inspeção (Diois), através do e-mail oi@inmetro.gov.br.

A documentação necessária para iniciar o processo de acreditação de organismo de inspeção na área de segurança veicular, transporte de produtos perigosos e ensaios não destrutivos consta no link:

Organismos de Inspeção - OIA

Observações importantes

- Após obtenção da senha, recomenda-se que o solicitante promova a alteração da seguinte forma: clicar no ícone "configurações pessoais" do sistema Orquestra, preencher campo "senha" e clicar "atualizar". De posse destas informações básicas, o organismo ou laboratório encaminha a solicitação pertinente junto com os documentos necessários. A área técnica analisa a viabilidade de atendimento à solicitação e, se necessário, solicita documentação adicional.

- Para qualquer solicitação de concessão, o solicitante deve encaminhar os seguintes documentos: o Termo de compromisso de Acreditação (TCA), cópia do Estatuto ou Contrato Social atualizado, bem como cópia do Registro de Identidade e CPF do(s) representante(s) legal(ais).