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Resumo da Análise
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Resultado das Análises
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Conseqüências
Divulgação

Resumo da análise

Em 21/03/96 foram analisadas oito marcas de ovo de páscoa e todas atenderam ao estabelecido pela legislação do Ministério da Saúde.

Normas e Documentos de Referência

Resolução 12/22 do Ministério da Saúde, publicada no D.O.U. de 24/07/78;

Portaria Nº 01 - DINAL de 28/01/87.

Metodologia da Análise

Foram verificadas as características e a determinação da composição:

Físico-química

Umidade, açúcares não redutores, extrato etéreo e cinzas.

Microbiológicas

Salmonella (em 25g), Bolores e Leveduras (UFC/g), Contagem Padrões em Placas - Mesófilos (UFC/g), Coloformes Fecais (NMP/g)

Sensorial

Aparência ou aspecto, Cor, Aroma e Sabor.

Ácidos graxos

A composição de ácidos graxos é o fator que identifica a manteiga de cacau. Para determinação desta composição, as amostras de chocolate em leite foram analisadas por meio de Cromatografia gasosa de alta resolução.

Laboratório

LABORATÓRIO

TEL

FAX

CONTATO

ENDEREÇO

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Laboratórios do Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos - CTAA.

(021) 410-1353

(021) 410-1090

Hilda Rodrogues Tânia Barreto Av. das Américas, 29501 Guaratiba - RJ CEP: 230020-470

Resultado das Análises

Todas as oito marcas analisadas atenderam ao estabelecido pela legislação do Ministério da Saúde.

Informações das Marcas Analisadas

Com relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:

  • As informações geradas pelo Programa de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado. Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro, objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia uma atualização regular das informações geradas.

  • Após a divulgação dos resultados, promovemos reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade de repetição da análise, após um período de, aproximadamente, de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável, tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não identificar as marcas que foram reprovadas.

  • Uma última razão diz respeito ao fato de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.

 

Conseqüências

Os resultados demonstraram que de maneira geral os fabricantes de Ovos de Páscoa estão obedecendo a regulamentação estabelecida pelo Ministério da Saúde para chocolate ao leite.

Divulgação

Data

Ações

25/03/1996

Divulgação no Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão


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