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Resumo da Análise
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Metodologia da Análise
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Resultado das Análises
Informações sobre as Marcas Analisadas
Conseqüências

Resumo da Análise


Em 27/02/97, foi concluída análise em óculos de sol, em um total de 13 marcas, compradas em 5 capitais do país, Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. De cada marca foram compradas 5 amostras e realizadas analises quanto a Risco de Incêndio, Características Ópticas e Detalhes Construtivos.

Todos os 13 conjuntos de amostras analisadas apresentaram não conformidade em pelo menos um ensaio e, foram portanto considerados não conforme com as normas estrangeiras aplicáveis, cabendo ressaltar que os fabricantes tiveram desempenho diferente, quanto ao número de amostras não conforme.

Todas as amostras analisadas apresentaram-se conforme nos ensaios da classe de Risco de Incêndio, ao passo que nos ensaios da classe Detalhes Construtivos, todas as amostras apresentaram-se não conforme em pelo menos um ensaio.

Normas e Documentos de Referência

Tendo em vista a não existência de norma brasileira específica para óculos de sol, decidiu-se verificar a conformidade em relação à normas estrangeiras:

  • American National Standards Institute - ANSI Z80.3 - 86
  • British Standard - BS 2724 - 87
  • Canadian Standard Association - CSA 94.5 - 95
  • Deutsches Institut für Normung - DIN 58199 - 89

Metodologia da Análise

Os ensaios foram divididos em três classes, que são:

RISCO DE INCÊNDIO

  • Flamabilidade das lentes
  • Flamabilidade da Armação

Nestes ensaios é verificado se a armação ou a lente ao serem submetidas ao calor intenso não irão iniciar uma chama, podendo provocar assim um incêndio. Esse tipo de situação pode ocorrer, por exemplo, ao se deixar um óculos dentro do carro, em dia de bastante sol.

CARACTERÍSTICAS ÓPTICAS

  • Propriedades Refrativas

Este ensaio verifica a existência ou não de grau na lente, já que óculos de sol vendido, sem a prescrição de um oftalmologista, não deve apresentar grau, porque pode vir a acarretar dores de cabeça e tonturas e, com o uso contínuo, problemas mais sérios de visão.

  • Propriedades de Transmitância

A utilização de óculos de sol deve permitir ao usuário distinguir as cores de um modo geral e mais especificamente as do sinal de transito. Os óculos de sol também não devem escurecer de tal forma a visão, a ponto de prejudicar a visibilidade de quem o usa e, por último, devem proteger contra os raios ultravioletas e infravermelhos, que são nocivos aos olhos.

  • Estabilidade Térmica das Lentes

Este ensaio verifica se as lentes, após serem expostas ao calor (óculos dentro do carro em dia de sol forte), continuam a atender aos requisitos dos ensaios de propriedades refrativas e propriedades de transmitância.

DETALHES CONSTRUTIVOS

  • Qualidade de Superfície
  • Estabilidade Dimensional da Armação
  • Propriedades Mecânicas
  • Resistência a Impacto sobre as Lentes
  • Massa da Armação

Nesta classe, são realizados cinco tipos de ensaios, que verificam se as armações e lentes resistem a esforços mecânicos como, impacto sobre as lentes e esforços nas hastes. É também verificada a qualidade da superfície das lentes, quanto à existência de bolhas ou arranhões assim como é verificado se o peso do óculos não excede o permitido pelas normas.

Laboratórios

LABORATÓRIO

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CONTATO

ENDEREÇO

IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (011) 2682211
Ramal 523
(011) 268-4110 Ismael Freire Av. Prof. Almeida Prado, 532 Butantã - São Paulo CEP 05508 - 901
Home Page:http://www.ipt.br

Resultado das Análises

Classe Risco de Incêndio

Todas as amostras analisadas apresentaram-se em conformidade com as normas, significando que o consumidor que adquirisse esses óculos não correria riscos, quanto ao inicio e propagação de chama por esses produtos, caso submetidas ao calor intenso.

Classe Características Ópticas

Das treze marcas analisadas, sete apresentaram-se conformes em todos os ensaios dessa classe, enquanto seis marcas apresentaram-se não conformes.

a ) Uma das amostras analisadas, apresentou 0,5 grau, de dioptria prismática em uma das lentes, significando que o consumidor que usasse esse óculos poderia vir a sentir dor de cabeça e tontura.

b) Amostras de 4 marcas de óculos, apresentaram não conformidade que as classificam como inadequadas para o uso por motoristas, pois diminuem a visibilidade mais do que o permitido.

c) Amostras de 3 marcas de óculos apresentaram não conformidade de tal forma que não permitem uma correta distinção entre as cores do sinal de trânsito, sendo portanto consideradas inadequadas para a utilização por motoristas.

Classe Detalhes Construtivos

a) Amostras de cinco marcas apresentaram bolhas e riscos, de tal maneira que prejudicam a visibilidade do usuário.

b) Amostras de 7 marcas, após serem submetidas ao calor, apresentaram variações de dimensões, podendo permitir em alguns casos que as lentes se soltem. Esse ensaio simula situações em que o óculos fica exposto ao sol, e depois é utilizado.

c) As lentes das Amostras de oito marcas, não resistiram ao impacto, que simula a queda do óculos, e quebraram.

Informações das Marcas Analisadas

Com relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:

  • As informações geradas pelo Programa de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado. Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro, objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia uma atualização regular das informações geradas.

  • Após a divulgação dos resultados, promovemos reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade de repetição da análise, após um período de, aproximadamente, de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável, tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não identificar as marcas que foram reprovadas.

  • Uma última razão diz respeito ao fato de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.

 

Conseqüências

DATA

AÇÕES

02/03/1997

Divulgação no Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão

03/03/1997

Divulgação de Matéria no Jornal O Estado de São Paulo/SP

Veja Também:

Óculos de Sol II

 

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