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Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Metodologia da Análise
Responsáveis pelas Medições
Informações sobre as Marcas Analisadas
Resultado das Análises
Comentários
Divulgação

Resumo da Análise

Em 25/05/97, foi concluída análise em ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO em várias das marcas existentes, coletadas em 9 estados do país, Bahia, Piauí, Espirito Santo, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. De cada marca, foi analisada a conformidade segundo as dimensões (comprimento e largura) exigidas pela legislação em vigor.

Normas e Documentos de Referência

Foi verificada a conformidade metrológica das amostras em relação à Portaria 237/93 do Inmetro, que estabelece padrões dimensionais para os rolos de papel higiênico.

Essa Portaria, do ano de 1993, estabelece que o acondicionamento de papel higiênico em rolos deve ser feito em valores nominais múltiplos de 10m, a partir de 20m, para o comprimento, e largura mínima de 10cm e, a tolerância para medida de comprimento será de 2% (dois por cento) do valor nominal indicado. Esta tolerância (2% do valor nominal indicado) foi estendida para o critério de largura de acordo com o ofício circular 055/96 do Inmetro.

Metodologia da Análise

Foram realizadas, de acordo com a Portaria aplicável, verificações metrológicas em conjuntos de 20 a 30 amostras de cada uma das 35 marcas coletadas nos estados supracitados.

Em relação ao comprimento, é avaliada a média de cada conjunto de 20/30 amostras, para a marca ser considerada conforme é necessário que a média fique acima de 39,8m; já, em relação a largura, a análise é feita de forma individual, portanto para o produto ser considerado conforme neste item é necessário que todas as amostras fiquem acima de 9,8cm.

O produto somente é considerado conforme quando atende, de forma simultânea, os critérios de comprimento e largura.

Responsáveis pelas Medições

As medições foram feitas sob orientação do Inmetro, por técnicos especializados do IPEM, em cada estado, onde foram coletadas as amostras para a verificação metrológica. Estes órgãos são os responsáveis pela fiscalização regular nas diversas marcas do produto existentes no mercado.

Informações das Marcas Analisadas

Com relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:

  • As informações geradas pelo Programa de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado. Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro, objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia uma atualização regular das informações geradas.

  • Após a divulgação dos resultados, promovemos reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade de repetição da análise, após um período de, aproximadamente, de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável, tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não identificar as marcas que foram reprovadas.

  • Uma última razão diz respeito ao fato de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.

 

Resultado das Análises

Estados

 N° de Marcas Analisadas

 N° de Marcas Conformes

N° de Marcas Não-Conformes

Não-Conformidade Encontrada
(n° de marcas)

larg.

comp.

SP

14

8

6

4

2

RJ

6

6

-

-

-

BA

4

4

-

-

-

ES

3

3

-

-

-

PA

3

3

-

-

-

PI

2

2

-

-

-

GO

8

8

-

-

-

PR

12

9

3

2

1

RN

5

5

-

-

-

 

Comentários

Cabe ressaltar que, de acordo com o procedimento legal em vigência, todos os fabricantes das marcas apreendidas foram convidados, pelos IPEMs estaduais, a acompanhar a verificação metrológica nas amostras coletadas.

Foram analisadas 35 marcas em vários estados, sendo que 8 marcas foram reprovadas. Dos produtos reprovados, destacou-se uma marca, encontrada nos pontos de venda dos estados de São Paulo e do Paraná, que teve amostras reprovadas nos quesitos largura e comprimento (- 3,71 m) no estado de São Paulo e, no quesito comprimento (- 8,16 m), no estado do Paraná.

A constatação da não-conformidade dimensional acarreta, ao fabricante da marca reprovada, desde autuação, multa e apreensão, do lote da respectiva marca onde foi constatada a não-conformidade, até a interdição da fabricação do produto. As penalidades são efetuadas, de acordo com os procedimentos legais, pelos respectivos IPEMs estaduais, onde ocorreram as verificações.

Divulgação

Data Ação

18/07/1999

Divulgação no Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão

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