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.: Pão de Queijo :.

Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Responsáveis pelos Ensaios
Seleção das marcas e resultados obtidos
Informações das Marcas Analisadas
Conclusões
Conseqüências

Resumo da Análise

O pão de queijo, produto tradicional da culinária mineira, tem se tornado cada dia mais freqüente na alimentação dos brasileiros face as facilidades proporcionadas pelo processo de conservação da massa.

A expansão deste produto no mercado extrapolou as fronteiras de Minas Gerais, e até mesmo do país, propiciando o surgimento de novos fabricantes.

Em novembro de 1998, denúncias sobre as condições de higiene de algumas marcas levou o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais a solicitar ao Inmetro uma análise para verificar se as diversas marcas existentes atendem aos regulamentos pertinentes.

Deve ser destacado que estes ensaios não se destinam a aprovar marcas ou modelos de produtos. O fato das amostras analisadas estarem ou não de acordo com as especificações contidas em uma norma/regulamento técnico indica uma tendência do setor em termos de qualidade, em um determinado tempo. A partir dos resultados obtidos, são definidas as medidas necessárias para que o consumidor tenha, à sua disposição no mercado, produtos adequados às suas necessidades.

Normas e Documentos de Referência

Os ensaios verificaram a conformidade de amostras de leite em pão de queijo de em relação a Portaria n.º 451, de 19 de setembro de 1997, Secretaria de Vigilância Sanitária – Ministério da Saúde.

Laboratório Responsável Pelos Ensaios

Como o Inmetro não possui laboratórios credenciados para a realização dos ensaios especificados na legislação aplicável, as análises foram realizadas no laboratório SFDK, credenciado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento, para ensaios microbiológicos e físico-químicos em produtos de origem animal.

Seleção das marcas e resultados obtidos

A seleção das marcas a serem analisadas foi precedida de uma pesquisa no mercado de Belo Horizonte, realizada pelo Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais.

Foram analisadas 11 marcas de pão de queijo, sendo compradas 3 embalagens de cada marca, duas utilizadas no ensaio de prova e uma guardada para um possível ensaio de contra prova.

Duas marcas tiveram suas amostras consideradas como "produto em condições higiênico sanitárias insatisfatórias". Este resultado, denota falta de cuidado com a higiene no processo de fabricação, mas não trazem risco a saúde de quem as consumir.

Sete marcas tiveram suas amostras classificadas como "produto impróprio para o consumo", porque apresentam bactérias em níveis capazes de causar distúrbios intestinais.

Duas marcas apresentaram suas amostras de acordo com o exigido pela Portaria do Ministério da Saúde.

Cabe destacar que em nenhuma das amostras foram encontradas as bactérias Salmonella sp e Clostrídios Sulfito Redutores em níveis que ponham em risco a saúde dos consumidores.

Informações das Marcas Analisadas

Com relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:

  • As informações geradas pelo Programa de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado. Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro, objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia uma atualização regular das informações geradas.

  • Após a divulgação dos resultados, promovemos reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade de repetição da análise, após um período de, aproximadamente, de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável, tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não identificar as marcas que foram reprovadas.

  • Uma última razão diz respeito ao fato de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.

 

Conclusões

Os resultados gerais dos ensaios evidenciaram que a qualidade dos pães de queijo existentes no mercado consumidor de Minas Gerais não é satisfatória quanto aos aspectos higiênico-sanitários.

Apesar do resultado das amostras não denotarem riscos mais sérios para saúde do consumidor, além de distúrbios intestinais, fica evidente a necessidade de se desenvolver um programa setorial de melhoria da qualidade. A falta de cuidado com a higiene no processo de fabricação e a falta de controle de qualidade da matéria prima (queijo de minas) são, provavelmente, os principais causadores dos problemas encontrados.

Conseqüências

DATA

AÇÕES

06/01/1999

Divulgação em diversos órgãos de imprensa

06/01/1999

Encaminhamento dos laudos com os resultados dos ensaios para a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

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