.:Copos de Chopp :.
Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Metodologia da Análise
Laboratórios
Resultado das Análises
Informações sobre as Marcas Analisadas
Conseqüências
Resumo da Análise
Foi realizada uma análise em estabelecimentos
comerciais de cinco capitais do país, Salvador, Rio de Janeiro,
Vitória, São Paulo e Florianópolis, com a finalidade de verificar
se a informação do cardápio, sobre o volume de chopp vendido por
copo, está correta.
Em 109 estabelecimentos comerciais analisados,
89 apresentaram irregularidades, tais como, não informação do volume
vendido ou volume inferior ao informado.
Normas e Documentos de Referência
A análise de verificação do volume do copo
de chopp, foi feita em relação aos seguintes documentos:
- Portaria INPM nº 052/79
- Portaria Inmetro nº 002/82
- Portaria Inmetro nº 134/83
- Portaria Inmetro nº 018/92
- Código de Defesa do Consumidor ( Lei
Federal 8078/90)
Metodologia da Análise
As análises tiveram, como finalidade, comparar
a informação, sobre o volume de chopp por copo, declarada no cardápio,
com o volume de chopp medido. Para tal, foi utilizado instrumento
de medição de volume (proveta), com precisão de 5 ml.
A medição é feita após a retirada da espuma
do chopp e, para isso, foi utilizado álcool octílico.
Laboratórios
As medições foram feitas por técnicos dos
Institutos de Pesos e Medidas (IPEMs) das capitais selecionadas,
que seguiram orientações do Inmetro.
Resultado das Análises
Capital
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Informações Fornecidas X Volume Medido
(resultado percentual)
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Maior discrepância encontrada
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Aprovado
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Reprovado
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Florianópolis (SC)
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27%
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73%
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60 ml (20%)
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Rio de Janeiro (RJ)
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0
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100%
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70 ml (23%)
|
Salvador (BA)
|
0
|
100%
|
|
São Paulo (SP)
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19%
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81%
|
70 ml (23%)
|
Vitória (ES)
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20%
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80%
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55 ml (18%)
|
A nível de orientação, cabe esclarecer ao
consumidor que, caso o volume seja inferior ao informado, o Código
de Defesa de Consumidor lhe garante o direito de exigir o volume
anunciado ou pagar proporcionalmente ao fornecido.
À médio prazo, a nível de proteção e como
solução definitiva, o Inmetro pretende criar uma regulamentação
sobre o assunto. A regulamentação, além de exigir que no copo esteja
estampado o volume e o fabricante, exigirá uma marca, distante o
suficiente da borda, para assegurar que, estando o copo com líquido
até sua posição, o volume é o informado na marcação feita pelo fabricante
do copo. Esta marca será indelével e proporcionará uma sobra de
copo que permita que os apreciadores do chamado colarinho o exijam
e ainda assim consumam o volume informado no cardápio.
Com relação às informações
contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar
que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um
período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:
- As informações geradas pelo Programa
de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas
após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e
julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o
inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas
de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado.
Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada
marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos
nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados
são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro,
objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias
de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia
uma atualização regular das informações geradas.
- Após a divulgação dos resultados, promovemos
reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio,
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades
que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em
questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento
do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade
de repetição da análise, após um período de, aproximadamente,
de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando
e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável,
tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não
identificar as marcas que foram reprovadas.
- Uma última razão diz respeito ao fato
de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações
desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar
sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.
Conseqüências
DATA
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AÇÕES
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09/02/97 |
Divulgação
no Programa "Fantástico" - Rede Globo de Televisão
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