Submissão de propostas

Os equipamentos vinculados ao Laboratório Estratégico de Nanometrologia do Inmetro possuem caráter multiusuário e 50% de seu tempo útil estará à disposição da comunidade. Para o agendamento de tempo de máquina e/ou solicitação de serviços, o requerente deverá encaminhar um email com assunto agendamento SisNANO ao endereço samci@inmetro.gov.br. O email deverá conter uma proposta seguindo o formato descrito a seguir, contendo todos os 8 itens preenchidos. Figuras poderão ser incluídas. No caso de dúvidas quanto à formulação da proposta, favor solicitar o contato de um pesquisador/técnico do Inmetro da área correspondente por meio do endereço samci@inmetro.gov.br.

Título da Proposta

  1. Identificação. Nome(s) completo(s) e instituição do(s) solicitante(s).  
  2. Esta é uma nova proposta? Caso seja a continuação de um trabalho já realizado em cooperação com o Inmetro, favor enviar o número da proposta referente.
  3. Será necessário o acompanhamento de um técnico? Caso seja necessário, é aconselhável entrar em contato com um técnico/pesquisador do Inmetro para melhor formular a proposta. Ele irá auxiliar na discussão e ajudará a viabilizar o projeto proposto. É importante informar sob quais condições o técnico deverá fornecer o apoio: (a) apenas para operação do equipamento ou (b) se pretende uma colaboração científica com co-autoria. Informações sobre parte dos ensaios disponíveis podem ser encontradas no endereço eletrônico: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/servicos/ensaio.asp.
  4. Base científica e impacto. Descreva a base científica do trabalho que envolve a medida solicitada, a motivação da proposta baseada na necessidade do experimento a ser realizado no Inmetro e o impacto do projeto no contexto do campo estudado.
  5. Caracterização prévia. Inclua resultados de investigações prévias pertinentes ao trabalho a ser realizado. Cite artigos ou trabalhos do tema realizado pelo mesmo grupo.
  6. Equipamento e tempo. Qual(quais) equipamento(s) está(estão) sendo solicitado(s) e por quanto tempo? Inclua também a estimativa da frequência de uso do equipamento para futuras propostas.
  7. Método.  Detalhe o plano de trabalho explicitando qual experimento e procedimento será realizado e quais aspectos serão posteriormente tratados em sua instituição. Inclua parâmetros técnicos relativos ao equipamento.
  8. Resultados esperados. Descreva os resultados esperados das medidas a serem realizadas e como elas irão influenciar no desenvolvimento do trabalho científico em questão. Caso solicite o uso de técnicas mais sofisticadas, como microscopia eletrônica de transmissão, por exemplo, ressalte o motivo para o qual outra técnica mais simples não possa ser empregada ou não gere o mesmo resultado esperado.