Apresentação

O Laboratório Estratégico de Nanometrologia do Inmetro faz parte do SisNANO – Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e direcionado à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em nanociências e nanotecnologia, tendo como característica essencial o caráter multiusuário e de acesso aberto, mediante submissão de propostas de projetos de P,D&I ou de requisição de serviços.

O laboratório é composto por um parque de equipamentos altamente sofisticado para caracterização e análise de materiais para a nanotecnologia. Esta infraestrutura engloba equipamentos de duas grandes áreas do Inmetro: a Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci) e a Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav).

Além de contar com toda a infraestrutura oferecida, os usuários do laboratório tem acesso a resultados com a confiabilidade e a qualidade metrológica inerente ao sistema da qualidade no qual está inserido o Inmetro e ao conhecimento ímpar do pessoal técnico-científico dos laboratórios. Até 50% do tempo de uso dos equipamentos será disponibilizado via SisNANO.

Além disso, o Laboratório Estratégico de Nanometrologia do Inmetro faz interface com o Cemmaq - Centro de Equipamentos Multiusuário de Microscopia e Análise Química-Biológica, que fornece apoio à comunidade científica, universidades e empresas no que tange a caracterização de materiais por microscopia eletrônica e análise química e biológica.