Portal do Governo Brasileiro
Página InicialNotícias e Eventos

9/11/2018   
.: Inmetro propõe novos requisitos para avaliação de brinquedos :.

Está aberta, até o dia 24 de novembro, consulta pública sobre proposta de ajustes e esclarecimentos ao Regulamento Técnico da Qualidade e aos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Brinquedos. Há desde indicações de alteração no prazo para adequação de fabricantes e lojistas até mudanças em métodos de ensaio utilizados, visando à redução de testes que utilizam de animais.

A Portaria Inmetro nº 503, de 24/10/2018, que está passando por consulta pública, visa alterar aPortaria Inmetro nº 563, de 29/12/2016. Uma das propostas é adiar em um ano o limite para adequação aos requisitos da Portaria. Passariam a ser considerados, então, três prazos: dezembro de 2019, para fabricação e importação de brinquedos em conformidade com a Portaria; junho de 2020, para venda dos brinquedos fabricados ou importados aos lojistas; e junho de 2022, para venda pelos lojistas ao consumidor final. A pesquisadora da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), Luciane Lobo, explica que a alteração é importante principalmente para o lojista, que terá tempo estendido para escoar seu estoque, sem prejuízo ao consumidor. “Estamos falando de um produto regulamentado há décadas e que não possui prazo de validade”, explicou.

A Portaria também traz proposta de alteração de métodos in vivo para in vitro nos ensaios para brinquedos compostos por pó, gel, líquido e pasta. A mudança vai ao encontro da exigência do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) de que, até 2019, laboratórios brasileiros adotem métodos alternativos ao uso de animais validados internacionalmente.

O texto sugere, ainda, que todo tipo de massa de modelar passe a ser considerada brinquedo, no que diz respeito aos requisitos de avaliação da conformidade. Hoje, o item faz parte de duas regulamentações: brinquedos (quando vêm acompanhadas por forminhas ou outros componentes) e artigo escolar. Por sua vez, produtos de flutuação, mesmo sem função salva-vidas claramente informada (como coletes infláveis, boias de braço, de cintura ou para criança sentar), deixam de ser considerados brinquedos.

Entre outras mudanças, há, também, a proposta de detalhamento do plano de amostragem (quantidade de produtos a serem submetidos aos ensaios para efeitos de aprovação e critérios de aprovação e reprovação), dos critérios para a formação de família (agrupamento de produtos para efeitos de avaliação) e das informações que precisam necessariamente constar no Certificado de Conformidade, além de alterações no texto sobre faixa etária, para que fique mais claro o enquadramento de alguns produtos, facilitando a fiscalização.

Críticas e sugestões às proposições devem ser encaminhadas pelo e-maildconf.consultapublica@inmetro.gov.br ou entregues pessoalmente na Diretoria de Avaliação da Conformidade (Rua Santa Alexandrina, 416, 5º andar – Rio Comprido – Rio de Janeiro/RJ), no formato da planilha modelo, disponível na página http://www.inmetro.gov.br/legislacao/. Depois de finalizado o prazo da consulta pública, o Inmetro irá se articular com as entidades que tenham manifestado interesse na matéria, para que indiquem representantes nas discussões posteriores, visando à consolidação do texto final.


Jornal Na Medida
Notícias sobre o recall de brinquedos


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY