Portal do Governo Brasileiro

 
 
Inmetro

 

Praias

 

Ipanema
É, sem dúvida, um famoso ponto de encontro da cidade do Rio de Janeiro e uma das praias mais badaladas da cidade. Tem quadras de futevôlei, equipamentos de ginástica e, a cada posto de salvamento, há sanitários e chuveiros para os banhistas que querem tirar o sal do corpo. É palco de eventos como o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia.

Copacabana
Repleta de bares, é muito procurada para o chope no final de tarde. A larga faixa de areia estende-se da Avenida Princesa Isabel até o forte de Copacabana. É em Copacabana que acontece um das mais famosas festas de Reveillon do País, com espetáculos pirotécnicos e shows musicais gratuitos.

Leblon
Praia tranqüila, com boa estrutura para prática de esportes e uma ciclovia. Tem 1,3 km de extensão e é separada de Ipanema pelo Jardim de Alá – canal que liga a lagoa Rodrigo de Freitas ao mar.

Prainha
Praia pequena e com ondas fortes, é uma das preferidas dos surfistas. Os morros a sua volta ainda são cobertos pela rica Mata Atlântica.

Grumari
Área de preservação ambiental cheia de costões e com mar muito forte. O canto esquerdo de Grumari é conhecido como Abricó.

Arpoador
Fica entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano com a Avenida Vieira Souto. É famosa pela pedra que invade o mar separando a Praia de Copacabana e do Diabo, das praias de Ipanema e do Leblon. Lá de cima pode-se apreciar uma das vistas mais bonitas da cidade do Rio de Janeiro, com o morro Dois Irmãos ao fundo. É muito procurada pelos praticantes do surfe.

Do Pepino
Com ondas fortes, a Praia do Pepino é local de pouso das Asas Deltas que decolam da Pedra da Gávea.

Barra da Guaratiba
Urbanizada, vai do trecho do litoral próximo à Restinga da Marambaia. De lá, saem trilhas que levam a praias desertas, como as do Inferno, Perigoso e do Meio. Oferece caminhadas guiadas. Informações: +55 (21) 9111-3763.

Da Barra da Tijuca
Longa e urbanizada, tem ondas fortes com alguns trechos perigosos e desaconselháveis para banhos. Muito procurada para a prática do surfe.

Do Pepe
Trecho da praia da Barra da Tijuca em frente à Rua Noel Nutels, muito freqüentada pelos jovens. O nome presta homenagem ao campeão de vôo livre Pedro Paulo Carneiro Lopes, o Pepê – morto num acidente em 1991.

De Botafogo
Praia urbana, mas muito poluída. Proporciona linda vista do Corcovado e do Pão de Açúcar.

Do Flamengo
Tem mar calmo, mas também é poluída. A paisagem inclui barcos da Marina da Glória.