Portal do Governo Brasileiro
Volta à Página inicial do site do Inmetro
Sites de InteresseMapa do SiteOuvidoriaFale com o Inmetro
Fale com a gente
Multiplicadores
ProjetoAvaliaçaoEquipe TécnicaEquipe de EspecialistasCronogramaMultiplicadoresGestores
Fale com a gente Fale com a gente




O projeto Formação de Multiplicadores em Educação para o Consumo desenvolvido e coordenado pela Diretoria de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial - Inmetro, é um dos desdobramentos da Meta Mobilizadora Nacional, do extinto Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade - PBQP, que previa educação e informação ao consumidor. Essa meta constitui-se numa das iniciativas do Governo Federal, à época, que visava a conscientização dos consumidores, considerando que cientes de seus direitos e devidamente informados sobre os produtos e serviços que consomem, os cidadão tenderiam a exigir, cada vez mais, da indústria nacional melhor qualidade do que é disponibilizado no mercado.

Criado em 2000, o projeto tem como finalidade formar, em todo país, e em parceria com entidades governamentais e não governamentais, multiplicadores dos conceitos de educação para o consumo aptos a disseminar esse conhecimento nas escolas públicas e privadas, como tema transverso, nas universidades, bem como nas demais instituições e comunidades interessadas na educação e informação dos cidadãos consumidores.
A primeira fase do projeto começou a ser desenvolvida em 2000 com a assinatura de um convênio entre o Inmetro e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, que resultou na elaboração da Coleção Educação para o Consumo Responsável, que se constitui no referencial didático das formações.
Em 2001, o Inmetro iniciou o processo de formar multiplicadores em educação para o consumo, percorrendo vários estados do país.