.: Laboratório de Radiometria e Fotometria - Laraf :.

Ao laboratório de Radiometria e Fotometria compete as áreas de fotometria, radiometria, colorimetria e espectrofotometria.

Área de fotometria: trata da realização e da manutenção dos padrões nacionais da unidade de medida da grandeza de intensidade luminosa, suas grandezas derivadas e da sua disseminação, base para as áreas de metrologia legal, de avaliação da conformidade e de acreditação.

Área de radiometria: trata da realização e da manutenção dos padrões nacionais da unidade de medida da grandeza de potência óptica, suas grandezas derivadas e da sua disseminação, base para as áreas de metrologia legal, de avaliação da conformidade e de acreditação.

Área de colorimetria: trata da manutenção dos padrões nacionais das grandezas derivadas de irradiância espectral e fator de radiância e da sua disseminação, base para as áreas de metrologia legal, de avaliação da conformidade e de acreditação.

Área de espectrofotometria: trata da manutenção dos padrões nacionais das grandezas derivadas de transmitância e comprimento de onda, e de sua disseminação, base para as áreas de metrologia legal, de avaliação da conformidade e de acreditação.

As linhas de pesquisa do Laboratório

  • Desenvolvimento de sistema de referência para calibração absoluta de células solares.

  • Avaliação de sistemas de iluminação pública das cidades visando a segurança dos usuários, a economia de energia e o meio-ambiente.

  • Desenvolvimento de Sistema de medição de irradiância espectral nas faixas do visível, infravermelho e ultravioleta e disseminação da escala de responsividade espectral para aplicação em energia solar fotovoltaica.

  • Caracterização e calibração de detectores contadores de fótons.

  • Calibração em frequência de fontes laser de baixa potência por interferência de poucos fótons.

Infraestrutura

Radiometria criogênica: o Inmetro mantém um Radiômetro Criogênico, padrão primário para medidas de potência óptica capaz de medições com baixa incerteza. Este instrumento é utilizado na determinação da responsividade espectral de fotodetectores. Estes são então utilizados como padrões de transferência na disseminação dessa grandeza para outros sistemas de calibração do Inmetro, fornecendo rastreabilidade às grandezas radiométricas e fotométricas.


Sistema de radiometria criogênica

Intensidade Luminosa: o sistema de intensidade luminosa do Inmetro é baseado em um conjunto de fotômetros trap padrões rastreados ao radiômetro criogênico, padrão primário em potência óptica. A candela, unidade de base do SI, é mantida através de fotômetros padrão e lâmpadas padrão. As lâmpadas padrão de intensidade luminosa são calibradas com esses fotômetros padrão. Um banco fotométrico de 10 m de comprimento é utilizado para realizar as medições referentes às calibrações de lâmpadas padrão na grandeza intensidade luminosa (cd).


Banco fotométrico

Responsividade espectral de detectores: a responsividade espectral de detectores é determinada por comparação com um detector calibrado utilizando-se radiação monocromática. Os detectores padrão são rastreados ao sistema de Radiometria Criogênica. Podem ser utilizadas linhas laser (Ar+ e HeNe) ou emissão de lâmpada passando por monocromador (410 nm a 1 030 nm). Detectores semicondutores, medidores de potência óptica ou outros detectores (mediante consulta prévia) podem ser calibrados.

Irradiância espectral de lâmpadas: A irradiância espectral [W/m²/nm] de lâmpadas é determinada por comparação com lâmpada padrão calibrada. Um espectrorradiômetro caracterizado é utilizado como dispositivo intermediário. A faixa espectral coberta atualmente varia de 250 nm a 1 100 nm.

Calibração de células solares de referência: um sistema de calibração de células solares de referência em responsividade espectral em modo irradiância [A/(W/m²/nm)] está em desenvolvimento. Através do método de responsividade espectral diferencial, a célula solar é comparada com detector padrão sob iluminação monocromática. Superpõe-se a esta, iluminação extra, de modo a elevar a fotocorrente gerada pela célula a níveis compatíveis com a exposição à radiação solar.


Células Solares

Fotônica quântica: o Laraf desenvolve pesquisa na área de Radiometria com baixos níveis de radiação, chegando a poucos fótons. As fontes ópticas incluem laser altamente atenuado e geração de pares de fótons, que podem ser utilizados, por exemplo, para caracterização de diferentes parâmetros de contadores de fótons.


Sistema de fotônica quântica

Metrologia de fibras ópticas: o Laraf realizada caracterização em laboratório de propriedades de fibras ópticas utilizadas em sistemas de telecomunicações. Dentre as ações em desenvolvimento, destacam-se as medições de dispersão dos modos de polarização (PMD). Esta é realizada tanto pelo método das matrizes de Jones, cobrindo bandas C e L, quanto pelo método interferométrico.

Goniofotômetro e esfera integradora: o Goniofotômetro é um equipamento para medição da distribuição luminosa de uma lâmpada ou luminária. Por exemplo, podem existir duas luminárias que emitem a mesma quantidade de luz (que é chamada de fluxo luminoso) mas uma luminária emite a luz de modo mais concentrado do que a outra. Os resultados dessa medição são utilizados para fazer os projetos de iluminação. Isso é importante, por exemplo, para sabermos como vai ficar a iluminação de uma rua utilizando determinada luminária, quantas luminárias serão necessárias e quanta energia vai ser gasta.


Medição de uma luminária no goniofotômetro

A esfera integradora é um instrumento que mede a quantidade de luz (fluxo luminoso) produzida por uma lâmpada. Sua principal utilização é a calibração de padrões para outros laboratórios, a partir dos padrões nacionais de referência. Quando o consumidor compra uma lâmpada e vê informações como potência e fluxo luminoso, que constam nas embalagens, elas foram determinadas em laboratórios cujos instrumentos foram calibrados a partir dos padrões nacionais de referência.


Esfera integradora para medição de fluxo luminoso

Espectrofotometria: o Sistema de Referência Nacional em Espectrofotometria é composto por espectrofotômetros caracterizados por materiais de referência certificados, possibilitando a determinação da grandeza com excelente exatidão e baixos valores de incerteza.

Neste sistema são realizadas calibrações de filtros ópticos para disseminação das escalas para espectrofotometria em âmbito nacional, através da transferência das escalas fotométrica (transmitância e/ou absorbância) e de comprimento de onda nas regiões espectrais do ultravioleta (UV), visível (VIS) e infravermelho próximo (NIR).


Espectrofotômetros

  • Caso haja o interesse de realizar serviços de calibração de filtros ópticos preencher o formulário e enviar com solicitação de calibração para samci@inmetro.gov.br.

Colorimetria: o sistema Espectrocolorimétrico é composto por um espectrocolorímetro caracterizado por materiais de referência certificados, possibilitando a determinação da grandeza com excelente exatidão e baixos valores de incerteza. Neste sistema são realizadas medições de refletância de placas padrão brancas e coloridas, foscas e brilhosas. Também são realizadas medições de temperatura de cor correlata (TCC) e de índice de reprodução de cor (IRC) de lâmpadas incandescentes, fluorescentes (compactas ou tubulares) e de luminárias de dispositivos LED.


Espectrocolorímetro, filtros e placas

  • Caso haja o interesse de realizar Serviço de Calibração de Placas Padrão Colorimétricas preencher o formulário e enviar com solicitação de calibração para samci@inmetro.gov.br.
  • Caso haja o interesse de realizar Serviço de Calibração de Fontes Luminosas preencher o formulário e enviar com solicitação de calibração para samci@inmetro.gov.br.

Serviços

O Laboratório de Radiometria e Fotometria disponibiliza uma lista de serviços de calibração e ensaio que podem ser consultados no site do Inmetro:

Calibração Ensaio

Contato Técnico

Giovanna Fonseca Borghi de Almeida
Laboratório de Radiometria e Fotometria - Laraf
Av. Nossa Senhora das Graças, 50 – Xerém – Duque de Caxias
Rio de Janeiro – Brasil
Telefones: +55-21-2679-9026
E-mail: laraf@inmetro.gov.br