Portal do Governo Brasileiro
Página InicialMetrologia Científica e IndustrialDivisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos


  

.: Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos :.

A Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos (Dinam), formalizada em 2008, tem como missão prover confiabilidade nas medições dinâmicas de fluidos, isto é, vazão instantânea, velocidade e quantidade expressa em volume ou e massa de fluidos, e das grandezas massa específica, viscosidade e tensão superficial de fluidos.

A área de atuação da Dinam é muito ampla, cobrindo desde vazões em escalas industriais de grande porte, passando por escoamentos hídricos e atmosféricos, até micro-vazões aplicáveis em sistemas farmacêuticos e micro-eletro-mecânicos.

A Dinam realiza calibrações de medidores de vazão e totalizadores de volume em suas instalações e em instalações externas. Também fazem parte das atribuições da Divisão o apoio ao desenvolvimento de projetos em instituições de pesquisa e no setor privado, a disseminação do conhecimento através de cursos, congressos, publicações e prestação de serviços, contribuindo desse modo para o aumento da competitividade nacional nesse segmento estratégico do cenário econômico internacional.

Ao prover subsídios às agências reguladoras e prover rastreabilidade de medições de vazão para a indústria nacional e laboratórios acreditados, o Inmetro visa aumentar a confiabilidade metrológica que é vital para o pleno desenvolvimento de setores estratégicos  para o país, tais como os de petróleo e gás natural e os setores ligados aos recursos hídricos e eólicos. A metrologia envolvida nessas medições é, portanto, um fator crucial na qualidade final de produtos e serviços, na preservação do meio ambiente, na qualidade de vida dos cidadãos e no progresso econômico do país.


 Fig 1: Visão geral do laboratório de velocidade de fluidos

 


Fig 2: Visão geral do laboratório de vazão

Laboratórios

Os Laboratórios da Dinam têm por objetivo prover a rastreabilidade na medição de grandezas na área de vazão, velocidade, massa específica, viscosidade e tensão superficial de fluidos. Sendo o escoamento de fluidos um fenômeno universal tanto no meio ambiente quanto na indústria e comércio, todos os laboratórios da Dinam são altamente interligados e multidisciplinares, realizando uma interseção significativa de realizações acadêmicas e aplicações industriais.

Os Laboratórios da Dinam possuem aparatos capazes de produzir os mais diversos regimes de escoamento e sob diferentes condições, sendo o ar, água e óleo os principais fluidos de trabalho.  Uma grande parte das bancadas dos Laboratórios foram projetadas pelos próprios integrantes da Dinam com a parceria da equipe da COPPE/UFRJ, em consonância com o objetivo institucional do Inmetro de agregar conhecimento científico e tecnológico e aumentar a capacitação de sua equipe de pesquisadores.

A produção de pesquisas de alto teor científico e tecnológico, o desenvolvimento de técnicas de medição sofisticadas e o aprimoramento de procedimentos para diminuir os níveis de incerteza de medição também são os propósitos centrais dos Laboratórios da Dinam.      

Uma das linhas centrais de pesquisa dos Laboratórios é a avaliação dos fatores que exercem influência na medição de vazão, tais como o estudo do escoamento em regiões próximas a paredes e superfícies rugosas, engenharia de software e computação de alto desempenho, turbulência, transferência de calor e finalmente o desenvolvimento tecnológico de ponta em medidores e instrumentação associada. Isso é importante porque, de modo geral, os resultados dos certificados de calibração são assegurados apenas para condições semelhantes àquelas em que a calibração foi realizada. Deste modo é possível determinar a confiabilidade metrológica de sistemas de medição quando suas condições de operação são diversas às do certificado.

  • Lacad - Laboratório de Caracterização da Dinâmica de Escoamento de Fluidos.
  • Laliq - Laboratório de Vazão de Líquidos
  • Laflu - Laboratório de Fluídos
  • Lagas - Laboratório de Vazão de Gás
  •  

    Contato (Responsável pela Divisão)

    Divisão de Metrologia em Dinâmica de Fluidos (Dinam)
    Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci)
    Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
    Av. N. Sra. das Graças, 50 – Xerém – Duque de Caxias – Rio de Janeiro – Brasil
    Telefones: 005521-2679 9149 e 005521-2679 9716
    Fax: 005521-2679 9149
    E-mail: dinam@inmetro.gov.br

     

     


    Atividades de Ensaios de Proficiência do Inmetro
    Biblioteca Online
    Biocombustíveis
    Boletim Inmetro Informação
    Calibração
    CIE Brasil
    Curso Técnico de Metrologia
    Cursos Especializados
    Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira 2013-2017
    Ensaio
    Material de Referência e Material de Referência Certificado
    Palestras Biocombustívies
    Produção Intelectual - Artigos sobre Metrologia Científica e Industrial
    Rede de Metrologia Química do Inmetro


    Nossos Endereços

    • Rio de Janeiro
      PABX: (21) 2563-2800
      Rua Santa Alexandrina, 416
      Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
      CEP: 20261-232

    • Campus Xerém
      PABX: (21) 2679-9001
      Av. Nossa Senhora das Graças, 50
      Xerém - Duque de Caxias - RJ
      CEP: 25250-020

    • Superintendência de Goiás - Surgo
      PABX: (62) 3237-3500
      Rua 148, s/n
      Setor Sul - Goiânia - GO
      CEP: 74170-110

    • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
      PABX: (51) 3342-1155
      Av. Berlim, 627
      São Geraldo - Porto Alegre - RS
      CEP: 90240-581

    • Brasília
      PABX: (61) 3340-1710
      Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
      Brasília - DF
      CEP: 70610-410

    Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY