Curso Técnico de Metrologia

Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Informação e Qualidade Industrial


Apresentação
História
Objetivos
Características gerais
Matriz curricular
Sistema de avaliação
Acesso ao curso
Documentos
Ex-alunos
Galeria de Fotos
Coordenação
Contato

 

Apresentação



Ao longo do governo do (ex)presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram inauguradas diversas escolas técnicas, como parte de uma amplo programa do governo federal de expansão do ensino profissional em todo o País. Recentemente, já no governo da presidenta Dilma Rousseff, foi sancionada a lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No lançamento deste programa, a presidenta Dilma afirmou  que a formação profissional de jovens e adultos é um dos pilares para o desenvolvimento do país, acesso à renda e fortalecimento do mercado interno e da indústria nacional. Este programa vai oferecer 8 milhões de vagas até 2014 em cursos de formação técnica e profissional para estudantes do ensino médio das escolas públicas e trabalhadores. Para isso, serão investidos R$ 24 bilhões.

 

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o número de alunos matriculados no ensino médio técnico profissionalizante poderá dobrar daqui a nove anos devendo alcançar, em 2020, um universo de 2 milhões de estudantes.

 

Além disso, a mídia tem retratado nos últimos tempos da importância dos cursos técnicos na educação do brasileiro, principalmente para atender às necessidades educacionais de um mercado promissor e competitivo e que está em busca de profissionais com visão nas mudanças no mundo do trabalho, bem como mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e científicas.

Por outro lado, Intensos esforços vêm sendo envidados pelos mais diversos países, notadamente os pertencentes ao chamado grupo de emergentes, na busca pela modernidade. Para tal, é inequívoca a necessidade de alcançar patamares cada vez mais elevados de eficiência, produtividade e qualidade. Para tanto, a Metrologia – Ciência da Medição e suas aplicações – desempenha um papel fundamental nos modernos modelos econômicos, sendo indispensável para garantir a qualidade dos produtos e serviços de nosso país.

O Inmetro, como não podia deixar de ser, consciente do seu papel na sociedade e da importância da formação de técnicos especializados em Metrologia, que possam contribuir significativamente na continuidade do crescimento da economia e nas exportações das indústrias brasileiras e, ainda, delineando um novo modelo de participação como forma de promover a redução das desigualdades sociais e melhorar as condições de vida da população como um todo, vem promovendo treinamentos e cursos especializados em Metrologia, entre eles, podemos destacar o Curso Técnico em Metrologia, criado por meio de um convênio firmado entre o Inmetro, a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) e o Colégio Estadual Círculo Operário (CECO).

Além dos resultados expressivos já alcançados, o Curso Técnico tem se caracterizado pela qualidade de seu ensino, tornando-se um curso de referência na região, podendo ser ainda considerado como um instrumento de renovação e ampliação do quadro de profissionais da carreira de metrologista.