Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 19 - Mar/2019
      .
 
.
. Artigo
 

ELIANA CUNHA

Gestão e mudanças de processos são os temas tratados no artigo “Por que fazemos o que fazemos na gestão nossa de cada dia”, assinado por Eliana Cunha, da Diretoria de Planejamento e Articulação Institucional. Leia mais.

. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque no último mês.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
MARCUS VINICIUS MACHADO

ANDREA MELO

Entre os dias 16 e 21 de março aconteceu, no Centro de Convenções da Firjan, no Rio de Janeiro, a reunião do Comitê Executivo da Cooperação Interamericana de Cooperação (IAAC). O evento, organizado pelo Inmetro, contou com representantes de 18 países da América. Saiba mais na entrevista com a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação e vice-presidente da IAAC, Andrea Melo.

. GENTE & GESTÃO
 

Exames médicos periódicos

A partir de maio, servidores do Inmetro realizarão exames médicos periódicos, conforme determina a Política de Atenção à Saúde do Servidor. O objetivo principal é a preservação da saúde dos profissionais, em função de riscos existentes no ambiente de trabalho e de doenças ocupacionais.

Com a realização dos exames, disponibilizados por meio de um convênio celebrado com a Geap Autogestão em Saúde, é possível identificar possíveis alterações no estado de saúde relacionadas com a atividade laborativa ou com o local de trabalho, além de possibilitar a adoção de medidas de prevenção.

Para saber mais sobre os exames médicos periódicos de servidores, acesse o Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009.

.
. PELO BRASIL
 

Operação “Pente Fino” do Ipem-SP encontra erros em 52% dos estabelecimentos fiscalizados no Estado

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem/SP), realizou nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, entre os dias 11 a 14 de março, na Semana do Consumidor, a operação "Pente Fino", que avaliou produtos em supermercados de pequeno, médio e grande porte.

No total, foram 65 estabelecimentos fiscalizados, sendo 34 (52%) autuados. As equipes de fiscalização avaliaram 250 produtos, dos quais 75 (30%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem.

“A operação Pente Fino teve o objetivo de fiscalizar se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) era correspondente ao peso real do produto. Esta ação integra um conjunto de ações de intensificação dasfiscalizaçõesrotineiras do Ipem-SP, com o objetivo de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado”, explicou o superintendente Ricardo Gambaroni.

Os estabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar sua defesa ao órgão. De acordo com a lei federal nº 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Surrs participa de ação educativa no Dia do Consumidor

Em comemoração ao Dia do Consumidor, a Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs) participou de uma ação educativa organizada pelo Procon de Porto Alegre. Junto com outros órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, Anatel, ANP e Anvisa, servidores da Surrs estiveram no Largo Glênio Peres, no centro da cidade, para prestar informações à população.

Balanças e outros instrumentos de medição foram utilizadas para demonstrar a atuação do Instituto e para orientar a população sobre como identificar e entender o uso das marcas de verificação. “Também divulgamos os canais da Ouvidoria da Surrs, além de esclarecer as dúvidas dos cidadãos”, contou Ronald Kirst, ouvidor substituto e responsável pelo Grupo de Gestão e Apoio Institucional da Superintendência.

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

6ª Conferência Global sobre Pesquisa em Transparência

Até o dia 15 de abril, estão abertas as inscrições para a 6ª Conferência Global sobre Pesquisa em Transparência, que acontecerá nos dias 26 e 27 de junho, no Rio de Janeiro. Com o tema “Medindo a transparência: Impacto, Conformidade e Implementação”, o evento, organizado pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Columbia Global Centers, discutirá como políticas de transparência afetam a qualidade de organizações e a experiência dos cidadãos.

Para mais informações, acesse o site da Conferência: https://eventos.fgv.br/global-conferencetransparency-research

 

 

Inmetro nas redes sociais

Quer saber mais sobre as atividades do Inmetro? Siga o nosso perfil nas redes sociais!

Facebook: www.facebook.com/Inmetro/
Instagram:ww.instagram.com/inmetro_oficial/
Linkedin: www.linkedin.com/company/inmetro
Twitter: @Inmetro

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY