Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 19 - Março de 2019

Por que fazemos o que fazemos na gestão nossa de cada dia?

ELIANA CUNHA
Diretoria de Planejamento e Articulação Institucional

Alex Assis

Não é de hoje que a literatura sobre gestão explora conceitos. Não existe a fórmula perfeita de como fazer gestão, mas há diversos modelos e ferramentas que prometem avaliar o desempenho dos processos e identificar as causas de uma performance ruim. Especialistas sabem disso.

Nas próximas linhas não escreverei sobre como fazer gestão, mas, sim, porque fazemos o que fazemos todos os dias.

Considerando um ambiente de processos consolidados, indicadores de desempenho bem definidos e avaliações sistemáticas, contínuas e eficazes, por que então alguns gestores têm tanta dificuldade em implementar modificações em seus processos, enquanto outros parecem conseguir isso da noite para o dia?

Muito provavelmente seriam apontadas questões relacionadas à ausência de liderança, de patrocínio da Alta Administração, de conhecimento avançado sobre o negócio, de engajamento, de motivação, entre outros fatores.

Parece óbvio, mas não é.

Não estou desconsiderando esses fatores, eles existem e são facilmente percebidos por quem respira o universo corporativo. Entretanto, parece existir algo mais arraigado, que suplanta todas essas questões.

Tenho observado nos últimos anos, tanto no ambiente público quanto no privado, que a maioria dos líderes simplesmente gira a chave todos os dias, inicia as suas atividades e chega ao fim sem avaliar se o que está sendo feito é bom e suficiente: o loop do hábito.

Hábitos podem ser sua condenação ou sua libertação, a depender da forma que são utilizados.

Certamente, você já ouviu dizer que rotinas estabelecidas geram bons resultados. Sim e não.

Você precisa compreendê-las e, se for preciso, alterá-las. Transformar hábitos é uma capacidade genuinamente desafiadora.

Desconstruir um hábito de gestão estabelecido requer sensibilidade para compreender a necessidade de desvencilhar-se de modelos pré-concebidos e impressões não comprovadas.

Em tempos atuais não dá para ser simplório. É preciso ter estrutura de fundamento. Opinião balizada é diferente da “achologia”. Investigue!

Um bom gestor deve pesquisar até achar as raízes de um problema. Entender causas e consequências

Não sabe como fazer?

A grande escritora ucraniana, que viveu no nosso país e se naturalizou brasileira, Clarice Lispector (1920- 1927), tem uma frase magnífica que, sintetizada, passava a seguinte ideia: “Aquilo que desconheço é minha melhor parte”, ou seja, o melhor de mim é o que ainda não sei!

Porque aquilo que não sei é o que renova, faz crescer.

É precisoter propósito. Abrir os olhos para perceber e capturar novas possibilidades. Desenvolver diferentes rotinas para ter melhores ganhos.

É sempre bom lembrar que transformações requerem planejamento. Múltiplas e radicais não são sustentáveis. Estude, analise o quão factível é a mudança, organize e execute.

Se você já está no caminho, mas ainda não alcançou o seu objetivo, fique atento, mas não deixe de comemorar “pequenas vitórias”. Entregáveis, ainda que parciais, demonstram garra, vontade de fazer diferente.

 

 

 

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY