Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 14 - Jun/2018
      .
 
.
. EDITORIAL
 
Rogerio Fernandes

ROGÉRIO FERNANDES

Auditoria: mudando para melhor
Auditoria é aquela unidade ou atividade tida, para muitos, como legalista, rigorosa e outros tantos adjetivos até impublicáveis. Pelo dicionário, no entanto, auditor é aquele que ouve. Isso mesmo, além de vermos muitos e muitos papeis e lermos muitas e muitas legislações para a execução do processo de auditoria, precisamos ouvir tudo aquilo que o auditado tem a dizer, explicando o seu processo, para que façamos uma melhor avaliação e ofereçamos um retorno, objetivando a agregação de valor ao trabalho do gestor.
Leia mais.

.
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque no último mês.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
Paulo Coscarelli

PAULO COSCARELLI

Junto com Anvisa, Senacon e Ministério da Saúde, o Inmetro compõe o GT-Brasil Consumo Seguro e Saúde, que, desde meados de 2010, atua com a finalidade de refletir nacionalmente os debates promovidos pela Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas (RCSS). A RCSS é uma iniciativa coordenada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e integra 35 países, interessados em, conjuntamente, fortalecer iniciativas e estratégias para aumentar a segurança de consumo e a saúde dos consumidores. O servidor da Dconf, Paulo Coscarelli, fala sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo, as prioridades para os próximos meses e a articulação internacional a respeito do tema. Leia mais.

.
3 GENTE & GESTÃO
 

Liderança feminina é tema de painel realizado no campus de Xerém

No final do último mês foi realizado, no campus do Inmetro em Xerém, o primeiro Painel sobre Liderança Feminina.

Promovido pela Diretoria de Administração e Finanças, o evento contou com a participação da gerente geral da Área de Suprimentos da Petrobras, a engenheira química Elza Kallas, que contou um pouco de sua trajetória profissional e os desafios de atuar em áreas majoritariamente masculinas. Até bem pouco tempo, Kallas era a gerente geral da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), sendo a primeira mulher a ocupar essa posição na Petrobras.

Quatro mulheres do Inmetro também compartilharam suas experiências no exercício da liderança: a ouvidora, Marcia A. Almeida; a coordenadora-geral de Infraestrutura, Cristiane Mac Cormick; a pesquisadora Janaína Marques Caixeiro e a servidora e ex-diretora de Avaliação da Conformidade, Annalina Camboim. O debate foi mediado pela analista da Divisão de Comunicação Social (Dicom), Juliana Coutinho, e o diretor de Administração e Finanças, Alex Assis, realizou a abertura do evento. Saiba mais.

 
.
. PELO BRASIL
 

Ipem-MG participa do 16º Encontro sobre Consumo e Regulação no Procon-MG

A convite do Procon-MG, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) participou do 16º Encontro sobre Consumo e Regulação no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte. Durante a palestra, o diretor-geral do Instituto, Fernando Sette, explicou as atividades que são executadas pelo órgão para a segurança do consumidor e do empreendedor.

Segundo o diretor-geral, é preciso deixar claro que o Ipem-MG não é um órgão de defesa do consumidor. “O Ipem é um órgão regulador das atividades metrológicas e de avalição da conformidade com vista para o desenvolvimento econômico e social, protegendo e conferindo equilíbrio à livre concorrência e, consequentemente, promovendo a proteção do consumidor”, afirmou.

O diretor-geral aproveitou a oportunidade e propôs realizar uma parceria entre o Ipem-MG e os Procons Municipais, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. De acordo com Sette, o objetivo da parceria é que os Procon’s auxiliem o Ipem-MG em alguns tipos de fiscalizações, já que entendem melhor as demandas dos consumidores onde estão inseridos, pois a população recorre primeiramente a eles quando lesada.

Ipem-ES organiza 1º Encontro Estadual de GNV em 2018

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) realizou, no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), o 1º Encontro Técnico de Instaladores de GNV. O evento reuniu empresas que prestam serviços de instalação de sistemas de gás natural veicular em veículos rodoviários automotores e os organismos de inspeção de segurança veicular. O encontro teve a participação de nove das 13 empresas que fornecem serviços com o registro ativo.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) também participou do encontro, esclarecendo procedimentos referentes às alterações de características de veículos da frota do Estado do Espírito Santo.

Na ocasião, o Ipem-ES orientou e alinhou os procedimentos necessários para a realização dos serviços de inspeção e manutenção, transmitiu informações referentes aos processos de verificação de acompanhamento e fiscalização realizados pelo Instituto e esclareceu dúvidas sobre as portarias do Inmetro referentes a esses serviços.

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

X ENOAC e Dia Mundial da Acreditação

Entre os dias 17 a 20 de julho de 2018, será realizado o 10º ENOAC - Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade e a comemoração do Dia Mundial da Acreditação. O evento acontece no Centro de Convenções da Firjan, na Avenida Graça Aranha, nº1, 2º andar, no Centro do Rio. Confira a programação:

  • 17 de julho - Conferência com Organismos de Inspeção.
  • 18 de julho - Dia Mundial da Acreditação.
  • 19 de julho - Conferência com Laboratórios de Ensaio e Calibração, Produtores de Materiais de Referência e Provedores de Ensaios de Proficiência
  • 20 de julho - Conferência com Organismos de Certificação

Para mais informações, acesse: http://metrologia.org.br/wpsite/enoac/.

 

Período eleitoral: saiba o que muda na divulgação de programas e ações

O período eleitoral começa no dia 7 de julho e termina no dia 7 de outubro, podendo se estender até 28 de outubro, em caso de eventual segundo turno. Neste período, há diversas restrições para ações de comunicação e de publicidade.

Fica vedada, por exemplo, a veiculação ou exibição de notícias dos órgãos e entidades em suas propriedades digitais (site, redes sociais e outros dispositivos), bem como o uso da marca do Governo Federal.

Acesse, na intranet, a apresentação sobre publicidade e ações de comunicação sujeitas ao controle da legislação em ano eleitoral. Para saber mais, veja a IN nº01/2018 e o FAQ organizado pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY