Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 14 - junho de 2018

Editorial
Auditoria: mudando para melhor
ROGÉRIO FERNANDES
Auditor-chefe

Alex Assis

Auditoria é aquela unidade ou atividade tida, para muitos, como legalista, rigorosa e outros tantos adjetivos até impublicáveis.

Pelo dicionário, no entanto, auditor é aquele que ouve. Isso mesmo, além de vermos muitos e muitos papeis e lermos muitas e muitas legislações para a execução do processo de auditoria, precisamos ouvir tudo aquilo que o auditado tem a dizer, explicando o seu processo, para que façamos uma melhor avaliação e ofereçamos um retorno, objetivando a agregação de valor ao trabalho do gestor.

Antes de tudo, a atividade de auditoria está prevista na Constituição, em seu artigo 74, e, também, desde a criação do Sistema de Controle Interno do Governo Federal, em decretos, leis, instruções normativas e outros institutos legais. Ou seja, é uma atividade que está determinada e regulamentada.

Aliás, é muito importante salientar que, assim como outras unidades seccionais da Autarquia, a Audin está inserida na estrutura do Inmetro, estando hierarquicamente vinculada ao Presidente. Contudo, devemos registrar que a sua atuação técnica é independente, estando também vinculada e regida pela regulamentação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), para a execução de sua atividade.

A Auditoria Interna do Inmetro – Audin, está contemplada na Estrutura Regimental do Instituto desde o ano de 1991, procurando realizar um bom trabalho de assessoramento à Presidência do Inmetro e aos seus demais gestores, assim como aos dirigentes da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Inmetro (RBMLQ-I), principalmente com os resultados dos seus trabalhos de fiscalização.

Também por isso, temos a expectativa de que nosso trabalho seja visto de forma positiva, contemplando uma relação mais próxima com os gestores. Isso na certeza de que, com o uso dos nossos insumos, minimizaremos e evitaremos citações em relatórios de órgãos de controle, interno e externo.

Percebemos que, muitas vezes, há um imaginário equivocado em nosso universo de gestores acerca do verdadeiro papel da auditoria, mas é fato que o trabalho realizado pelas Unidades de Auditoria Interna Governamental é o de oferecer insumos para correções de rumos, no aspecto da conformidade com as diversas legislações, assim como para tomada de decisões, melhoria dos controles internos e gestão de riscos.

Falando sobre isso, esse papel tem mudado muito ao longo do tempo. O ano de 2017 foi emblemático em relação à consolidação da mudança nas funções das Unidades de Auditoria Interna Governamental, com a edição das Instruções Normativas SFC nº 03 e 08/2017, que definem orientações para a execução das atividades de avaliação e de consultoria das UAIG. Ambas representam uma importante parte da regulamentação da atividade no âmbito federal.

A mudança na forma de atuação da nossa unidade já tinha sido sinalizada também com a edição da IN Conjunta MP/CGU nº 1/2016, que estabelece um sistema de Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos e coloca a Auditoria Interna como a guardiã do sistema criado.

Cumprir com as determinações dessas IN é um grande desafio! Desafio esse que pode ser resumido na transformação da forma de atuação da Audin, atualmente bastante pautada em avaliações de conformidade, ou seja, verificação do cumprimento de legislações, para uma atuação estratégica de apoio à gestão, incluindo a avaliação dos riscos e a melhoria dos controles internos.

Para nos alinharmos aos novos ditames, estamos conduzindo, com o apoio da equipe da Divisão de Planejamento (Dipla), da nossa Diretoria de Planejamento e Articulação Institucional, um Projeto de Aperfeiçoamento do Modelo de Atuação da Auditoria Interna.

Nesse momento, estamos na sexta fase do Projeto, que constitui a etapa de estabelecimento de Planos de Ação para alcançarmos os objetivos que foram traçados.

Na etapa seguinte, Execução, temos certeza de que voltarão a ouvir falar de nós, já que uma importante ação a ser implementada é a de melhoria da comunicação, sendo nossa intenção realizar uma campanha sobre as atividades da Auditoria, principalmente considerando o alinhamento com as novas IN.

Além disso, já estamos iniciando a aplicação de mudanças pontuais em nossos trabalhos de auditoria previstos para este ano. Não se espantem ou estranhem se pedirmos informações diferentes do que fazíamos antes. Como diz o jargão: estamos mudando para melhor atendê-los!

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY