Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 14 - junho de 2018

Inmetro reforça ações de educação e vai oferecer curso técnico em segurança cibernética

 

. A partir do próximo ano, o Inmetro terá um novo curso técnico em seu portfólio: Segurança Cibernética. Vai ser o primeiro oferecido em modo concomitante/subsequente, o que significa que o aluno poderá cursar o Ensino Médio em qualquer escola, enquanto realiza a parte técnica no Instituto ou, ainda, cursar a parte técnica após a conclusão do Ensino Médio. Entre tantas outras, essa é uma das ações previstas para serem geridas pelo Centro de Capacitação (Cicma), que teve suas atividades retomadas, com um novo objetivo: promover a gestão integrada das diversas frentes de educação no Inmetro e ser o braço executivo do Conselho Acadêmico do Instituto.

De acordo com o coordenador-geral da unidade, Luiz Fernando Rust, sairá, em breve, uma portaria com as novas atribuições do Cicma, cuja atuação será nas diversas iniciativas do Inmetro voltadas à educação. Hoje, o Instituto oferece o Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade, o Mestrado e o Doutorado acadêmicos em Biotecnologia e dois cursos técnicos realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação: Metrologia e Biotecnologia.

O curso de Segurança Cibernética irá complementar a carteira. Como nos demais, a gestão será feita pelo Cicma e os professores serão oriundos de outras UP. “Acreditamos bastante nesse projeto, pois temos uma boa quantidade de competências nessa área. A maior parte dos professores virá da Dimci e da Dimel e serão coordenados pelo servidor Ewerton Madruga [Dimci/Dmtic]”, falou Rust. O curso terá duração de 24 meses e os alunos cursarão disciplinas como Introdução à Criptografia e Segurança em Redes. O edital para seleção sairá no segundo semestre deste ano.

Também foi submetida ao MEC/Capes a proposta de um mestrado e um doutorado acadêmicos em metrologia. Essa proposta é fruto de uma ampla discussão realizada no Conselho Acadêmico do Inmetro, visando a incrementar as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Instituto. A ideia é que todos os docentes sejam do corpo funcional do Instituto.

Quanto aos projetos de educação a distância, algumas capacitações cruciais ao desenvolvimento das atividades do Inmetro continuarão sendo oferecidas pela unidade, como o Curso de Formação de Agentes de Metrologia Legal (CFAML) e o Curso de Formação de Agentes de Fiscalização de Objetos Regulamentados (CFAFOR), além das capacitações para postos de cronotacógrafos. “O Inmetro elaborou esses cursos para equalizar a competência de sua rede de órgãos delegados. Precisamos rever o conteúdo e sistematizar a oferta para a RBMLQ-I”, explicou Rust. Integrando o Sistema de Escolas de Governo da União, o Cicma está buscando um acordo de cooperação técnica com a ENAP, para utilizar sua estrutura de EaD, incluindo o sistema de secretaria acadêmica e a emissão digital de certificados.

Outros cursos oferecidos pelas diversas áreas do Inmetro ao público externo ou misto também deverão passar pelo Cicma que já atua, inclusive, como responsável pela emissão de certificados. Em breve, todo o processo de capacitação será realizado diretamente pelo Cicma.

Outros projetos aos quais a unidade está diretamente ligada são a preparação de um curso de pós-graduação lato sensu para os professores da Prefeitura de Duque de Caxias, que vão atuar na Escola Padrão; a aproximação com escolas do entorno do campus, promovendo visitas ao Inmetro e, possivelmente, a concessão de bolsas de iniciação científica júnior aos alunos do Ensino Médio que venham a participar de atividades no campus de Xerém, para despertar a vocação científica entre os estudantes.

De acordo com Edson Miyata, servidor que integra a equipe do Cicma, os objetivos na ponta de todos os processos são fortalecer a cultura da metrologia no País e formar mão-de-obra para diversos setores produtivos, a partir do conhecimento da metrologia. O coordenador-geral do Cicma, Luiz Fernando Rust, reforça que, apesar da integração das ações de educação garantirem o alinhamento às diretrizes institucionais, a intenção não é coibir iniciativas de outras áreas. “Não queremos impedir nenhuma ação, mas apoiar. A ideia é que a gente possa prover serviços que sejam utilizados porque facilitam a vida das pessoas”, finalizou.

O Cicma está localizado no campus de Xerém, prédio 32, e conta com estrutura de secretaria, salas de aula e auditório com capacidade para 70 pessoas.

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY