Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 12 - Abr/2018
      .
 
.
. EDITORIAL
 
Cristiane Mac Cormick

LUIZ ANTONIO LOURENÇO MARQUES

Assumi a Diretoria de Avaliação da Conformidade em outubro de 2017 e, desde então, venho promovendo mudanças com o objetivo de aumentar a capacidade da Diretoria responder às demandas da sociedade. Dentre as primeiras decisões, estão a reformulação das equipes e atividades, passando por alterações de layout e das funções das unidades operacionais da Diretoria. Leia mais.

.
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque no último mês.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
André Gheventer

PETRÔNIO DE ASSIS FONSECA

Em maio, será feita a atualização dos primeiros conteúdos no novo portal do Inmetro. Leia a entrevista do servidor da Dicom, Petrônio de Assis Fonseca, e conheça mais sobre o projeto! Leia mais.

 
.
. PELO BRASIL
 

Parcerias entre órgãos públicos levam à apuração de denúncias contra postos de combustíveis

Das 42 apurações de denúncias contra postos de combustíveis recebidas pela Ouvidoria da Superintendência do Rio Grande do Sul nas três primeiras semanas de abril, 32 foram encaminhadas por outros órgãos e entidades, especialmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pelos Procons municipais.

O número indica a importância da parceria entre órgãos e entidades no correto encaminhamento do objeto de denúncias relacionadas à fiscalização de bombas de combustíveis às entidades competentes: Superintendências do Inmetro e seus Órgãos Delegados.

Das denúncias apresentadas, nenhuma relacionada a fraude dolosa foi encontrada. Quinze denúncias resultaram em notificações aos postos, sendo três por erros na vazão em prejuízo ao consumidor e 12 por desgaste de componentes, como mangueiras em mau estado de conservação.

Operação Tijolo Legal impede a entrada de 36 mil tijolos irregulares no Espírito Santo

Nova operação “Tijolo Legal”, realizada na madrugada do dia 24 de abril, impediu a entrada de 36,5 mil tijolos irregulares no Espírito Santo. A ação aconteceu da meia noite até 6h, na divisa do Estado com o Rio de Janeiro, e contou com participação do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem/ES), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Polícia Militar. Técnicos do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (Itps) e do Instituto de Pesos e Medidas do Ipem/RJ acompanharam a operação.

Os tijolos irregulares não atendiam aos requisitos técnicos de segurança estabelecidos pelo Inmetro, apresentando problemas no comprimento, na espessura dos septos, na espessura das paredes externas e ausência de inscrições obrigatórias.

A fiscalização autuou oito empresas, que foram notificadas pelo Ipem-ES a retornar com os tijolos imediatamente para os fabricantes, não podendo ser comercializados até o fim do processo administrativo. As fábricas notificadas, por sua vez, terão 10 dias para apresentar defesa ao instituto, que determinará e acompanhará a destruição do material irregular, além de definir a penalidade, que pode variar de advertência a multa de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

No ano passado, em outras duas operações, 10 empresas foram autuadas e 45 mil tijolos foram impedidos de serem comercializados no Espírito Santo. “Estamos trabalhando de forma conjunta, periodicamente, para evitar a entrada desses materiais no Estado, contribuindo para a segurança de consumo desses produtos pelos capixabas”, afirmou o diretor geral interino do Ipem-ES, Marcelo Ladeia.

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

Programa de Preparação para a Aposentadoria “Novos Caminhos”

Vem aí a próxima edição do Programa de Preparação para a Aposentadoria “Novos Caminhos”! A atividade acontecerá entre os dias 19 e 21 de junho (Xerém) e 26 a 28 de junho (Rio Comprido). Interessados em participar podem entrar em contato com o Sesao pelos telefones 2563-5550 ou 2679-9401.

 

Consulta ao Sistema de Patrimônio (Sispatri)

Alinhada ao Plano de Ações 2018-2022 e à política de atendimento às necessidades dos clientes da Diraf, a Coinf/Dilog desenvolveu uma forma fácil e rápida de consulta ao Sistema de Patrimônio (Sispatri), para que toda a força de trabalho do Inmetro tenha acesso à relação de bens patrimoniais que estejam na carga de uma determinada UP/UO ou de um servidor/colaborador.

Essa informação pode ser acessada na opção Consulta Bens Patrimoniais, no menu “Produtos e Serviços” (lado direito da intranet do Inmetro) ou no menu e-Diraf, na seção da Diretoria de Administração e Finanças na intranet.

Para informações adicionais, favor entrar em contato com a Dilog pelo e-mail patrimonio@inmetro.gov.br.

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY