Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 12 - março de 2018

Editorial
Os desafios da Dconf para os próximos anos
LUIZ ANTONIO LOURENÇO MARQUES
Diretor de Avaliação da Conformidade

Luiz Antonio

Assumi a Diretoria de Avaliação da Conformidade em outubro de 2017 e, desde então, venho promovendo mudanças com o objetivo de aumentar a capacidade da Diretoria responder às demandas da sociedade. Dentre as primeiras decisões, estão a reformulação das equipes e atividades, passando por alterações de layout e das funções das unidades operacionais da Diretoria.

O foco é priorizar, no curto prazo, o que é importante e urgente, como os compromissos do Contrato de Gestão, a estruturação de processos básicos de organização interna, qualidade regulatória, gestão da regulamentação técnica, vigilância de mercado, anuência e registro de objeto.

No médio prazo, a meta é desenvolver, com os colaboradores, um redirecionamento estratégico da Diretoria, que permita rediscutir os papéis de regulador e provedor de esquemas de avaliação da conformidade, reorientar as discussões estratégicas nos Comitês Assessores do Conmetro – CBAC, CBN e CBR, aperfeiçoar as práticas regulatórias, retomar a comunicação mais próxima com o cidadão e fortalecer a infraestrutura de fiscalização. Diante de um cenário de restrições, renovar, reinventar e inovar é tarefa precípua de qualquer gestor, seja ele público ou não.

O caminho para a Dconf estar à altura dos desafios presentes e futuros é o fortalecimento das competências da Diretoria. Ferramentas como a análise de impacto regulatório, a avaliação de resultados e a gestão das regulamentações, a fiscalização técnica e a investigação de denúncias, precisam ser dinâmicas. Iniciativas importantes, como o Programa Brasileiro de Etiquetagem e a comunicação com o consumidor, precisam estar à disposição para apoiar políticas públicas.

Temos consciência de que a Dconf é uma das Diretorias que mais dão visibilidade ao Inmetro junto à sociedade e que contribuímos fortemente para a confiança que é depositada no Instituto. As decisões que tomamos impactam profundamente no dia a dia dos atores com os quais e para os quais trabalhamos. Isso implica na necessidade de uma reflexão constante com o envolvimento daqueles que hoje compõem a nossa força de trabalho.

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY