Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 12 - março de 2018

3 perguntas para
Petrônio De Assis Fonseca

Petrônio FonsecaComo está sendo feito o desenvolvimento do novo portal do Inmetro?

O desenvolvimento está sendo realizado em parceria entre a Dicom e a Ctinf. Estamos fazendo com recursos próprios, com a nossa força de trabalho.

Estamos realizando reuniões com as áreas, nas quais apresentamos uma proposta de padronização de conteúdo e, a partir dela, definimos o que será efetivamente aplicado.

Também estamos atualizando a sistemática de administradores de conteúdo web, que são as pessoas designadas pelas UP para atualizar as informações no portal. Eles poderão fazer as alterações e inserções diretamente na plataforma do novo portal e o conteúdo, em alguns casos, passará pela moderação da Dicom.

É um processo diferente do que é feito hoje, pois não há intermediação do sistema Orquestra. O objetivo é que a dinâmica de atualização de conteúdo seja otimizada, eliminando um gargalo.

Qual a previsão de término do projeto?

Nós vamos fazer a implantação e a publicação das áreas gradualmente. À medida que o conteúdo de determinada área ficar pronto, vamos subi-lo na nova plataforma, para a qual o usuário será direcionado.

A previsão é que a primeira entrega aconteça em Maio, com o conteúdo do tema de Inovação e Tecnologia (Divisão de Inovação Tecnológica - Ditec). Em seguida, virá a seção de Acesso à Informação. Até dezembro, todo o site deve estar migrado.

O que as pessoas podem esperar do novo portal?

Vai ser um site com um destaque maior aos aspectos visuais da informação e com muita ênfase no conteúdo de serviços. Vamos manter o padrão dos sites de governo, com uma interface gráfica aderente à desenvolvida pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. O objetivo é que o usuário encontre com mais facilidade, de forma mais intuitiva, a informação que ele procura.

Além disso, o portal será responsivo, ou seja, propício para o uso em dispositivos móveis. Nós sabemos que ainda que tenham usuários que utilizem desktop no escritório ou em casa, a maioria dos acessos já é feita por dispositivos móveis, em particular pelos smartphones.

Também teremos garantia de acessibilidade, com implementação de recursos padronizados pela Secom, para a plataforma tecnológica do novo portal.

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY