Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 09 - Jan/2018
      .
 
.
. EDITORIAL
 
Carlos Augusto de Azevedo

PEDRO PAULO NETO

Recentemente, acompanhei o presidente do Inmetro e os dirigentes dos órgãos delegados em Brasília, para uma reunião com o ministro interino da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge. Foi um momento de celebrar e de agradecer pelo excelentes resultados que obtivemos no ano de 2017 e de renovar a confiança e o trabalho conjunto, fundamentais para atingirmos resultados tão expressivos. Leia mais.

.
. ARTIGO
 

VANDERLEA DE SOUZA

A pesquisadora da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia e coordenadora da Rede Brasileira de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) conta sobre o surgimento da rede, seu modelo de gestão e importância para tornar os laboratórios brasileiros mais competitivos no mercado nacional e internacional. Leia mais.

José Carlos Valente de Oliveira
.
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque no último mês.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
Carlos Augusto de Azevedo

LEONARDO ROCHA

Neste verão, o Inmetro promove uma campanha de conscientização para alertar pais e responsáveis sobre os perigos da cauda de sereia. Essa é uma medida alternativa à regulamentação técnica, entre diversas outras possíveis. Quer conhecer mais sobre o assunto? Leia a entrevista com Leonardo Rocha, da Assessoria de Medidas Regulatórias da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf/Amreg). Leia mais.

.
3 GENTE & GESTÃO
 

Plano Anual de Capacitação (PAC): novas práticas

Desde o início de janeiro, a Cogep/Didec e a Coadi/Digaq estão adotando práticas atualizadas e alinhadas com a legislação vigente para a aquisição de ações de treinamento e desenvolvimento para os servidores do Inmetro.

Como as etapas necessárias para a viabilização dessas ações demandarão maior tempo de tramitação processual, a antecedência mínima para uma solicitação de participação ou organização de evento de capacitação que envolva ônus para o Inmetro será de 120 dias.

Ao longo do exercício de 2018, a Cogep/Didec viabilizará ações coletivas, com base no Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) formalizado por cada UP. Porém, nos casos de solicitações para participação de servidores cujo número não justifique a organização de turma in company, a área solicitante deverá observar esse prazo de antecedência (120 dias).

Em caso de dúvidas, procure o Interlocutor de RH da sua UP, que faz a interface das áreas com a Cogep.

 
.
. PELO BRASIL
 

Surrs realiza fiscalização no litoral gaúcho

Nos últimos 30 dias, a Superintendência do Rio Grande do Sul realizou ações de fiscalização da conformidade de produtos comercializados no mercado varejista das cidades do litoral gaúcho. O objetivo foi apurar denúncias que foram feitas à Ouvidoria, em uma época de festividades de fim de ano e de férias, quando há aumento do fluxo de pessoas nas praias, incrementando o comércio local.

Dentre os resultados, destaca-se a apreensão de 126 plugues incorporados a conectores de tomada com entrada USB, por conterem ligas ferrosas em partes destinadas à condução de energia elétrica. As ligas ferrosas estão sujeitas à oxidação, o que pode afetar a alimentação do equipamento, gerando calor excessivo nas partes que conduzem corrente, colocando em risco a segurança do consumidor.

Ipem-MG alerta responsáveis sobre cuidados na compra do material escolar

Com o período de compra do material escolar, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) faz um alerta aos pais e responsáveis: no momento da aquisição dos artigos da lista, só adquira produtos certificados que ostentem o selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A certificação compulsória tem como objetivo evitar acidentes que possam colocar em risco a segurança de crianças que utilizam estes produtos.

Segundo o diretor da Qualidade de Bens e Produtos do Ipem-MG, Geovane Mendes de Miranda, para receber o selo, os produtos têm que ser aprovados nos testes químicos, mecânicos, toxicológicos e biológicos, aos quais são submetidos. O selo do Inmetro indica que os produtos foram aprovados nos testes e não oferecem riscos à segurança das crianças se utilizados de acordo com as recomendações da faixa etária e com as instruções de uso.

“Alguns dos pontos verificados nos 25 produtos contemplados foram a presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridas ou inaladas, a existência de bordas cortantes ou pontas perigosas”, explica Miranda.

O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades em algum produto pode registrar o fato à Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do formulário Fale Conosco presente no site do Instituto, pelo telefone 0800 335 335, ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.

No caso da confirmação da irregularidade, os responsáveis pela empresa ou marca terão que apresentar defesa ao Instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei n° 9.933/99, que comtemplam advertência, apreensão do produto e multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Confira os produtos escolares que devem ter o selo do Inmetro: Apontador; Borracha e Ponteira de borracha; Caneta esferográfica/roller/gel; Caneta hidrográfica (hidrocor); Giz de cera; Lápis (preto ou grafite); Lápis de cor; Lapiseira; Marcador de texto; Cola (líquida ou sólida); Corretor Adesivo; Corretor em Tinta; Compasso; Curva francesa; Esquadro; Normógrafo; Régua; Transferidor; Estojo; Massa de modelar; Massa plástica; Merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; Pasta com aba elástica; Tesoura de ponta redonda; Tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

Escola de Caracterização de Nanomateriais e Nanoestruturas

Entre os dias 5 e 9 de março acontecerá, no campus do Inmetro em Xerém, a Escola de Caracterização de Nanomateriais e Nanoestruturas. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro, pelo site do evento.

Realizada pela Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Xerém, a escola é voltada a alunos de graduação, mestrado e doutorado, pós-docs, pesquisadores e engenheiros que desejem aprofundar seus conceitos em nanotecnologia e técnicas avançadas de preparação e caracterização de nanomateriais e nanoestruturas.

 

Lista de feriados e pontos facultativos de 2018

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 26 de dezembro, a portaria que divulga os dias de feriados nacionais e estabelece os dias de ponto facultativo no ano de 2018. Confira aqui.

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY