Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 9 - janeiro de 2018

Artigo
A Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I)
VANDERLEA DE SOUZA
Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia

Vanderléia de Souza

A Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) tem a missão de contribuir para a confiabilidade nas medições em química no país, disseminando a cultura da metrologia, promovendo o desenvolvimento e uso de material de referência, material de referência certificado, o provimento de ensaios de proficiência e a cooperação entre seus integrantes, para proporcionar ao setor produtivo condições para melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Sua visão é ser a rede de conhecimento e cooperação em metrologia química reconhecida nacionalmente. Seus valores são a excelência, a confiabilidade e a integração.

O Inmetro tomou a iniciativa de criar a Remeq-I, por meio da publicação no DOU e no Boletim de Serviço como Portaria nº 664 de 17 de dezembro de 2012, com o objetivo de integrar competências nacionais existentes e de identificar novas, buscando a melhor utilização dos recursos e da infraestrutura disponível.

Durante a fase de implantação, ao longo de 2013, a Remeq-I foi coordenada por um Grupo de Coordenação Transitória (GCT), que era formado por especialistas de várias unidades organizacionais do próprio Instituto, incluindo, além da metrologia científica, a metrologia legal, a acreditação, a inovação tecnológica e a metrologia aplicada às ciências da vida, bem como profissionais de outras instituições de pesquisa. Este grupo foi responsável pela elaboração do regimento interno, seu modelo de funcionamento e estrutura organizacional. As atividades deste GCT se encerraram com a publicação da Portaria nº 521 de 31/10/13 (Regimento Interno da Rede) e da Portaria nº598 de 06/12/13 (Composição do Comitê Executivo).

O workshop de lançamento da Remeq-I, realizado no dia 25 de novembro de 2013, fez parte do 7º Congresso Brasileiro de Metrologia, que aconteceu em Ouro Preto, Minas Gerais, e contou com a presença de cerca de 50 pesquisadores de várias instituições públicas ou privadas de diversas áreas da química. A abertura do evento foi realizada pelo Prof. Dr. Humberto Brandi, diretor da Dimci e um dos principais promotores da criação da Rede, que falou sobre a importância da mesma para os laboratórios. Em seguida, ocorreram as palestras da coordenadora da Rede, Vanderléa de Souza, da Dimci/Inmetro, que falou sobre a Estruturação da Rede, e do pesquisador Rodnei Dias, do Inmetro, que apresentou os resultados do Estudo de Prospecção de Oferta e Demanda por Material de Referência Certificado e Ensaios de Proficiência no País. Também foi realizada uma mesa redonda sobre a visão estratégica da Rede e sobre a produção de MRC e organização de EP para os próximos cinco anos, que contou com a participação da Abiquim, ANP, Anvisa, INCQS, Senai-DN e MAPA.

A rede está organizada da seguinte forma: Coordenação e Secretaria Executiva, Comitê Executivo, Comitê Consultivo e Grupo de Trabalho (criado quando necessário). A coordenação geral é da pesquisadora Vanderléa de Souza. O Comitê Executivo, que tem a função de gerenciar a Remeq-I, é um órgão colegiado composto por representantes de várias diretorias e coordenações do Inmetro. O Comitê Consultivo tem a função de assessorar o Comitê Executivo, sendo integrado por profissionais com conhecimento na área de metrologia, regulamentação e/ou qualidade, indicados pelas seguintes instituições: Mapa, Anvisa, Fiocruz, ANP, Abiquim, SENAI-DN, Cetesb, Embrapa e UFRJ (representando a Academia).

As principais diretrizes da Rede são: (a) a promoção da integração de interesses; (b) a melhor utilização dos recursos e da infraestrutura; (c) a troca de experiências; (d) a colaboração técnica e a capacitação metrológica; (e) a disseminação da metrologia e das unidades de medidas com o mínimo de interferência nas atividades dos seus integrantes. As prioridades da Remeq-I envolvem principalmente a capacitação, a produção de materiais de referência e a organização de ensaio de proficiência.

A Remeq-I tem atualmente 33 Organizações Afiliadas com 48 laboratórios entre instituições públicas e privadas (Cientec, INCQS/Fiocruz, Lanagro-SP, Senai-PR, QMC, UFRJ/Ladetec, UFSM/Ceparc, RMRGS, Lanagro-MG, IPEN, UFRGS/Cecom, SFDK, Lacen-MA, IBRA, Senai-SC, Elus, Visomes, CQA, Gero, Eurofins do Brasil, UFCS/LCOR, UFRJ/Labcom, Senai-RS, RMMG, Embrapa Sudeste, Lacen-CE, Lanagro-RS, Evagon, Setting, Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, Bioagri ambiental, CPRM, UFMG/Cedafar).

A formação da Remeq-I como uma Rede de Cooperação representa uma poderosa estratégia de ação coletiva para o fortalecimento da Metrologia Química no Brasil, no entanto sua efetividade está associada ao modelo de gestão utilizado. A estratégia de atuação em rede representa um meio eficaz para melhorar o desempenho competitivo. Atuando dessa forma, os laboratórios brasileiros podem somar esforços para competir no mercado nacional e internacional.

 

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY