Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 9 - janeiro de 2018

Editorial
Recordes históricos na RBMLQ-I
PEDRO PAULO
Coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade

Pedro Paulo

Recentemente, acompanhei o presidente do Inmetro e os dirigentes dos órgãos delegados em Brasília, para uma reunião com o ministro interino da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge. Foi um momento de celebrar e de agradecer pelo excelentes resultados que obtivemos no ano de 2017 e de renovar a confiança e o trabalho conjunto, fundamentais para atingirmos resultados tão expressivos.

Encaramos o último ano como um momento de quebra de paradigmas, de retomada de ações que estavam paradas e de interrupção um ciclo de queda de investimentos e de arrecadação que vinha se propagando nos últimos anos. A Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I) obteve tudo o que solicitou ao Ministério no início do ano e também entregou tudo o que foi pactuado. Quase todos nossos indicadores melhoraram e tivemos a maior arrecadação dos últimos 12 anos.

A partir de setembro, tivemos um incremento no Programa Nacional de Cronotacógrafos, que, por meio de Portaria do Presidente do Inmetro, passou a ser lotado oficialmente na Cored e atingiu recorde de fiscalização. O programa tem efeito direto na segurança de todas as pessoas que transitam pelas estradas que cortam o Brasil, de Norte a Sul.

Outras prioridades que estabelecemos para 2017 foram as fiscalizações de balanças e de bombas medidoras de combustível. Nestas áreas, também melhoramos todos nossos índices, de produtividade e de arrecadação. É importante dizer que a arrecadação não é o nosso objetivo final. O objetivo é a qualidade, é garantir a segurança do consumidor, o equilíbrio na concorrência entre as empresas e a participação da indústria nacional no mercado mundial. Tudo isso é assegurado no momento em que colocamos as equipes na rua e a arrecadação é um indicador operacional importante.


Presidente do Inmetro e dirigentes dos órgãos delegados em reunião com o ministro, em Brasília.

Para 2018 temos dois focos: a renovação do instrumento de convênio com os órgãos delegados e a qualificação dos profissionais da Rede, para que tenhamos uniformidade da fiscalização em todos os Estados da Federação. Para isso, pretendemos promover diversos cursos, mobilizando diferentes setores do Inmetro.

Também está previsto, para este ano, o Ciclo de Relacionamento, que consiste em duas plenárias e encontros técnicos nas áreas de metrologia legal, de avaliação da conformidade e jurídica. O objetivo é termos ações cada vez mais integradas, respeitando as diferenças regionais, mas perseguindo os mesmos objetivos, em uma verdadeira relação ganha-ganha.

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY