Portal do Governo Brasileiro
Página InicialFiscalização e VerificaçãoPrograma de Verificação da Conformidade

Consulta da verificação metrológica de cronotacógrafo
  
.: Programa de Verificação da Conformidade :.

O Programa de Verificação da Conformidade objetiva verificar a permanência da conformidade de um produto aos requisitos técnicos especificados no Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC), de produtos com conformidade avaliada comercializados no mercado consumidor. Através desta sistemática busca-se comprovar a eficácia do Programa de Avaliação da Conformidade, bem como o aperfeiçoamento constante da utilização deste Programa.

Na prática, o programa funciona realizando coleta de amostras dos produtos regulamentados através dos mecanismos de avaliação da conformidade, de regulamentos técnicos e posteriormente enviando-as aos laboratórios credenciados, pertencentes à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE), que verificam se essas amostras estão de acordo com a regulamentação vigente.

O Programa tem como parte integrante a análise dos produtos com conformidade avaliada voluntária ou compulsoriamente, sendo fundamental na avaliação das características do produto, principalmente os aspectos relacionados diretamente à segurança, à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

O Programa de Verificação da Conformidade visa abranger todos os produtos e serviços com conformidade avaliada no âmbito do SBAC, tendo como critérios principais: índices estatísticos de reclamações junto ao Inmetro;  identificação de necessidades das Unidades Organizacionais da Diretoria de Avaliação da Conformidade e da Coordenadoria Geral de Credenciamento; prioridades verificadas junto à sociedade, através do Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade - CBAC; exigência dos Regulamentos de Avaliação da Conformidade; solicitação da Diretoria de Avaliação da Conformidade; expectativa dos organismos reguladores; histórico dos Programas de Verificação da Conformidade e índice de irregularidades na fiscalização.

O tratamento dos resultados advindos da execução dos programas de Verificação da Conformidade é feito pela Diretoria de Avaliação da Conformidade, conforme estabelecido na Norma Inmetro Específica NIE-DQUAL-145.

Produtos com conformidade verificada no ano de 2009:

- Fios e cabos elétricos com isolação extrudada
- Segurança do Brinquedo
- Pneus Novos
- Preservativos Masculinos
- Cadeira Plástica Monobloco
- Barras e Fios de Aço
- Bebedouros
- Extintores de Incêndio - Fabricação
- Estabilizadores de Tensão

ACOMPANHAMENTO NO MERCADO POR AGENTES EXTERNOS

Atividade cujo objetivo principal é ampliar a estrutura necessária ao suporte da crescente demanda originada pelo aumento de produtos e serviços com a conformidade avaliada, além de propiciar o acompanhamento da sociedade em relação a estes produtos, com impacto na saúde e na segurança das pessoas, bem como no meio ambiente. Tendo como público alvo  organizações, sociedades ou associações externas ao Inmetro, juridicamente constituídas para um determinado fim e inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal,  e que possuam atuação compatível com os fins do Programa de Verificação da Conformidade, além de consumidores, porque são beneficiados pelo aumento da segurança nos produtos e serviços cuja conformidade seja avaliada. O setor produtivo também pode participar e se beneficiar dos resultados, em função da diminuição da concorrência injusta, propiciada pelas ações decorrentes do Programa de Verificação da Conformidade.

O acompanhamento no mercado por Agentes Externos justifica-se pela crescente disseminação da cultura da certificação de produtos e serviços, além da difusão do conhecimento em Avaliação da Conformidade, Qualidade e Relações de Consumo.

Na atividade de verificação de produtos com conformidade avaliada pelo Agente Externo, cabe ao Inmetro a responsabilidade da análise dos dados fornecidos e a tomada de decisões com relação a eles. Os trabalhos executados devem ter como premissas aquelas preconizadas pelo DOQ-DQUAL-011, documento disponibilizado pela Diretoria de Avaliação da Conformidade e que deve ser utilizado pelo Agente Externo, para que seu trabalho de acompanhamento no mercado seja aceito pelo Inmetro.

 


Entidades Autorizadas - ETP
Instaladores Registrados de Gás Natural Veicular (GNV)
Portarias de Aprovação de Modelos de Instrumentos de Medição
Portarias e Regulamentos Técnicos Metrológicos e de Avaliação da Conformidade
Produtos e Serviços com Conformidade Avaliada
Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade - Inmetro


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY