Portal do Governo Brasileiro
 
O Inmetro e os APLs
Apresentação
Ações do Inmetro
Participação do Inmetro no GTP/APL
Plano de Ação
Grupo de Trabalho
Eventos do Inmetro
Eventos APL
Áreas de Atuação do Inmetro
Acreditação
Barreiras Técnicas às Exportações
Gestão
Informações Tecnológicas
Metrologia Científica
Incubadora de Empresas
Metrologia Legal
Ouvidoria
Qualidade
 
Sites de Interesse
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


Conferência Nacionais de APL

- 2009 : 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais

Realizada nos dias 27 a 29 de outubro, no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília-DF, contou com aproximadamente 900 participantes, entre empresários, líderes setoriais, acadêmicos, gestores de Arranjos Produtivos Locais (APL), representantes dos Núcleos Estaduais de APL e de instituições governamentais de apoio aos Arranjos Produtivos Locais de todo o Brasil, dividindo experiências, divulgado resultados, debatendo e realizando parcerias.

Tema “Aglomerados Produtivos:

  • Análise da Experiência Nacional e Internacional; e
  • Arranjos Produtivos Locais: Estratégias para o Futuro.

 

- 2007: 3ª Conferência Brasileira de APLs (27 a 29/11):

A 3ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais foi realizada nos dias 27 a 29 de novembro, em Brasília – DF.

Objetivo

O objetivo foi discutir as principais barreiras e entraves ao desenvolvimento as potencialidades de cada setor, a troca de experiências e conhecimento, a possibilidade de integração para a sustentabilidade e a competitividade dos APLs frente aos desafios empresariais.

Foram tratados temas de acesso aos mercados internos e externos, formação e capacitação tecnologica e inovação, crédito e financiamento e governança e cooperação.

 

- 2005: 2ª Conferência Brasileira de APLs (12 a 14/09):

A 2ª Conferência Brasileira sobre APLs, com o tema central “O crédito e o financiamento às micro e pequenas empresas”, foi realizada em setembro de 2005, no Rio de Janeiro/RJ, com cerca de 350 participantes.

Objetivo

O objetivo principal deste evento foi aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de conhecimentos e de experiências no desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Foram tratados, de maneira transversal, os seguintes eixos estruturantes: Acesso aos Mercados Interno e Externo; Formação e Capacitação; Tecnologia e Inovação; Acesso a Serviços Financeiros; Qualidade e Produtividade; e Governança e Cooperação.

- 2004: 1ª Conferência Brasileira de APLs (02 a 04/08):

A 1ª Conferência Brasileira sobre Arranjos Produtivos Locais ocorreu em agosto de 2004, em Brasília/DF, com a participação de aproximadamente 400 pessoas.

Objetivo

O objetivo foi de ampliar e consolidar o debate sobre as linhas de políticas públicas diferenciadas para as empresas localizadas em arranjos produtivos locais.

Foram 8 painéis, sendo abordados os seguintes temas: APLs: Panorama e Desafios para a Construção de Políticas Públicas; Capacitação Empresarial e de Trabalhadores; Mercado Interno e Externo: Inteligência Comercial; Cultura e Negócios: gerando produtos e serviços com diferencial competitivo; Inovação: Conhecimento e Aprendizado Coletivo; Cooperação e Governança; e Acesso a Serviços Financeiros.