Portal do Governo Brasileiro
 
O Inmetro e os APLs
Apresentação
Ações do Inmetro
Participação do Inmetro no GTP/APL
Plano de Ação
Grupo de Trabalho
Eventos do Inmetro
Eventos APL
Áreas de Atuação do Inmetro
Acreditação
Barreiras Técnicas às Exportações
Gestão
Informações Tecnológicas
Metrologia Científica
Incubadora de Empresas
Metrologia Legal
Ouvidoria
Qualidade
 
Sites de Interesse
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Ações do Inmetro

Breve Histórico

A partir da década de 70 começaram a surgir no Brasil uma forma autônoma de interação, hoje designada como Arranjos de Produtivos Locais ou APLs.

Com o objetivo de buscar melhores oportunidades na região, aglomerações territorias de agentes econômicos, políticos e sociais foram organizadas, em um conjunto específico de atividades econômicas, ainda que incipientes, com vistas a estabelecerem unidades produtivas e econômicas.

Em março de 2003, o Inmetro através de uma iniciativa do MDIC foi convidado a participar das primeira articulações ministeriais, na tentativa de estabelecer ações coordenadas com foco em Arranjos Produtivos Locais - APLs.

Mais estruturado, em agosto de 2004, o MDIC cria o Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais GTP/APL, por Portaria Interministerial GTP/APL.

O objetivo é promover articulação interinstitucional e, como conseqüência, a complementaridade de ações das atividades que oferecem apoio aos APLs.

O Inmetro como membro do GTP/APL e instituição vinculada MDIC, é o órgão executor das políticas de Metrologia e Qualidade, e vem trabalhando na criação de estratégias específicas de atendimento aos Arranjos Produtivos, que possibilite aumentar o nível de cooperação entre o Inmetro, empresários e instituições parceiras.

Um dos principais objetivos no apoio aos Arranjos Produtivos Locais é levar mais informações sobre os produtos e serviços da autarquia, principalmente nas áreas de metrologia, qualidade e inovação, fundamentais para a melhoria da qualidade do produto nacional. Contribuindo assim para o desenvolvimento da melhoria dos processos das micro, pequenas e médias empresas.

Ações do Inmetro segundo Eixos Estruturantes