O Inmetro e os Arranjos Produtivos Locais
O Programa "Arranjos Produtivos Locais (APLs)" tem como objetivo promover o desenvolvimento produtivo local, elevando a competitividade e a internacionalização dos mercados das empresas de micro, pequeno e médio portes. Essa meta constitui estratégia adequada para o alcance dos mega objetivos do Governo: o crescimento com geração de trabalho, emprego e renda e que seja redutor das desigualdades.
A lógica do apoio aos APLs parte do pressuposto de que diferentes atores locais (empresários individuais, sindicatos, associações, entidades de capacitação, de educação, de crédito, de tecnologia, agências de desenvolvimento, entre outras) podem mobilizar-se e, de forma coordenada, identificar suas demandas coletivas por iniciativa própria ou por indução de entidades envolvidas com o segmento.
O Inmetro como órgão executor das políticas de Metrologia e Qualidade, e vem trabalhando na criação de estratégias específicas de atendimento aos Arranjos Produtivos, que possibilite aumentar o nível de cooperação entre o Inmetro, empresários e instituições parceiras.
|