.: Inmetro oferece programa de acreditação para ensaios de dormentes e soldas em trilhos :.

O Inmetro, por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), está oferecendo novos serviços de ensaios a laboratórios, que contribuirão para ampliar a segurança, a confiabilidade e a qualidade para as indústrias e operadoras ferroviárias e metroferroviárias. Dentre as principais representantes do setor no Brasil, estão, por exemplo, Vale S/A, VLi, Rumo S/A, MRS, CBTU e operadoras de Metrô e VLTs.

Os ensaios em dormentes monobloco de concreto e em soldas de trilho aluminotérmicas e por caldeamento estão vinculados à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Dormente é o elemento da superestrutura ferroviária que tem por função receber e transmitir os esforços produzidos pelas cargas dos veículos ferroviários ao lastro, servindo de suporte dos trilhos, permitindo a sua fixação e mantendo invariável a distância entre trilhos (bitola) e a geometria da via.

A soldagem de trilhos pode ser feita pelos processos aluminotérmico, que envolve a reação do alumínio com um óxido metálico, dando como resultado final o metal líquido que se forma na reação química, e por caldeamento, que executa a soldagem através do aquecimento das extremidades do trilho a alta temperatura pela passagem da corrente elétrica e uma posterior prensagem mecânica dos trilhos, promovendo assim o caldeamento de suas extremidades.

Informações detalhadas sobre os passos para obter a acreditação desses serviços podem ser obtidas na página

http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_lab.asp