Curso Técnico de Metrologia

Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Informação e Qualidade Industrial



Apresentação
História
Objetivos
Características gerais
Matriz curricular
Sistema de avaliação
Acesso ao curso
Documentos
Ex-alunos
Galeria de Fotos
Coordenação
Contato

 

História

 

 

O Curso Técnico em Metrologia, um antigo anseio dos técnicos e pesquisadores da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial - Dimci,  começou a ser delineado em 1994, quando o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro e o Colégio Estadual Círculo Operário - CECO, localizado em Xerém – 4º Distrito do Município de Caxias – começaram a organizar, com o apoio de professores do colégio e técnicos do Inmetro, o projeto de implantação de um curso pioneiro na formação de técnicos em metrologia.


Em 14 de janeiro de 1998, durante cerimônia oficial realizada no Colégio Estadual Círculo Operário (CECO), com a presença de representantes da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEE-RJ), de autoridades governamentais e ao lado do então presidente do Inmetro, foi assinado o documento que celebrava o convênio criando o 1º Curso Técnico em Metrologia da América Latina e o 4º curso do gênero no mundo, iniciando assim uma nova etapa para os cursos profissionalizantes do ensino médio do estadoDeste então o curso vem funcionando regularmente, já tendo formado diversas turmas e em 2008 comemorou 10 anos de grande sucesso.


Nas comemorações de 10 anos do Curso Técnico em Metrologia, em 27 de novembro de 2008, no auditório do Inmetro, foi realizado o I ENCONTRO CIENTÍFICO DO CURSO TÉCNICO EM METROLOGIA. Este evento, entre outros, contou na sua programação com a apresentação de artigos científicos, entrega de placas comemorativas e confraternização entre alunos, ex-alunos, instrutores e professores que participam ou participaram deste projeto ao longo dos seus dez anos de existência.


Em 2013 o curso estará comemorando 15 anos. Para celebrar esta importante data a direção do curso pretende realizar o II ENCONTRO CIENTÍFICO DO CURSO TÉCNICO EM METROLOGIA. Este evento deverá contar em sua programação, entre outros, com a apresentação de artigos científicos de alunos e ex-alunos, bem como pretende promover uma grande confraternização entre todos os discentes e docentes que participam ou participaram deste relevante e exitoso projeto.