Portal do Governo Brasileiro
Página InicialSala de ImprensaReleasesInmetro lança novos selos para identificar a conformidade

  
.: Inmetro lança novos selos para identificar a conformidade :.

O processo que levou o Inmetro a decidir criar novos modelos de selo para identificar a conformidade de produtos, processos, pessoas e profissionais se deu a partir da preocupação com a proteção da marca institucional, sinônimo de credibilidade junto à sociedade, em função da recorrência de relato de casos de uso irregular da marca Inmetro. Além disso, essa decisão caracterizou-se como uma oportunidade para passar uma informação mais qualificada ao consumidor, permitindo que ele compreenda o significado dessa marcação.

Diante do cenário exposto foi publicado o Regulamento para Uso das Marcas, Símbolos de Acreditação e Selos de Identificação do Inmetro, instituído pela Portaria 073/2006.

No que se refere à atividade de avaliação da conformidade, esse documento define especificações e condições de uso para os selos, bem como para as marcas do Inmetro e para os símbolos de acreditação, a fim de coibir usos irregulares.
Dentre as principais novidades implementadas a partir da instituição dos novos selos estão os fatos de que:

  1. Os produtos com conformidade avaliada, voluntariamente, somente ostentarão o selo de identificação da conformidade se tiverem sido objeto de programa de avaliação da conformidade;
  2. Os selos passam a informar o foco do programa (saúde, segurança, meio ambiente, desempenho e etc);
  3. O foco do programa e a cor do selo estarão agora associados, para facilitar a visualização e a interpretação pelos consumidores. Sendo azul (saúde), verde (meio ambiente), laranja (desempenho) e amarelo (segurança);
  4. O selo passa a informar o campo de aplicação do programa (voluntário ou compulsório);
  5. Os selos associados a programas de avaliação da conformidade que utilizam o mecanismo de declaração do fornecedor passam a conter a marca do Inmetro e a sigla RTB (Regulamento Técnico Brasileiro).

O Inmetro elaborou um plano de transição para os novos modelos de selo, com prazos diferenciados, de acordo com as especificidades de cada produto. O Plano foi elaborado para minimizar o impacto da mudança junto ao setor produtivo e ao comércio e está contido na Portaria 231/2006.

Está prevista para o segundo semestre de 2007 uma operação especial de caráter educativo, a ser empreendida em todo país pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade. A intenção é identificar usos irregulares das marcas, selos e dos símbolos de acreditação e orientar o setor produtivo e o comércio para a regularização num prazo preestabelecido.

Para orientar a aplicação dos novos selos a Diretoria da Qualidade elaborou um manual de aplicação que está disponível no site do Inmetro.

 

Cartilha Plugues e Tomadas
Eventos
Jornal Na Medida
Mapa de Localização do Campus
Notícias sobre o recall de brinquedos
Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF
Profissional de Imprensa: Cadastre-se!
Quem é Quem na Administração

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY