Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 16 - Dez/2018
      .
 

Inmetro: 45 anos de história

No dia 11 de dezembro de 1973 foi publicada a Lei nº 5.966, que criou o então Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Constituído para harmonizar os interesses do consumidor, da indústria e do País, o Inmetro passou por diversas mudanças ao longo de 45 anos de história. Tornou-se o maior complexo laboratorial de metrologia da América Latina e teve sua atuação estendida para áreas como a nanometrologia e a biotecnologia. Entrou na era da inovação, lidando com instrumentos de medição cada vez mais complexos, e passou a tersua marca reconhecida como sinônimo de credibilidade e segurança, influenciando diretamente as decisões de compra do consumidor brasileiro. Também manteve estreita cooperação com órgãos internacionais, impulsionando a presença brasileira no comércio global.
Leia mais.

.
. EDITORIAL
 

CARLOS AUGUSTO DE AZEVEDO

Em 2018, o Inmetro completa 45 anos. Ao longo deste período, o Brasil desenvolveu-se, houve expansão da produção industrial, do mercado interno e do comércio internacional. Também entramos na era da informação e as novas tecnologias assumiram papel fundamental na sociedade. Leia mais.

.
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque no último mês

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
MARCUS VINICIUS MACHADO

LUCAS HELER

No dia 11 de dezembro, aconteceu uma comemoração pelos 45 anos do Inmetro no campus em Xerém. A organização de uma celebração preparada para mais de 800 convidados demanda trabalho intenso da equipe envolvida, antes, durante e depois do evento. O chefe da Divisão de Comunicação Social, Lucas Heler, conta um pouco sobre o trabalho. Leia mais.

.
3 ARTIGO
 

IAKYRA COUCEIRO E IVO AZARA

A Fotometria é o estudo da luz visível a partir da percepção do ser humano. A luz visível é uma das formas de radiação eletromagnética, relacionada à região do espectro dentro do intervalo de 4000 Å a 7000 Å de comprimento de onda. Todos os valores possíveis de comprimento de onda da radiação eletromagnética que compõem o espectro eletromagnético são descritos na tabela 1 Leia mais.

 
.
. PELO BRASIL
 

Ipem-ES é finalista do prêmio Inoves Ciclo 2018

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) é um dos finalistas do prêmio Inoves Ciclo 2018 na categoria “Projetos em Desenvolvimento” com o programa “Modelo de Fiscalização Eletrônica de Cronotacógrafo”.

Essa nova forma de fiscalizar que está em desenvolvimento pelo Ipem-ES consiste em utilizar as câmeras de monitoramento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nas rodovias para aumentar a efetividade do trabalho. Com as imagens é possível verificar o status do tacógrafo do veículo e, se o mesmo estiver irregular, uma notificação de autuação é gerada, aumentando a segurança dos fiscais que não precisarão estar nas estradas. A iniciativa reduz também o risco de acidentes, uma vez que não será necessário solicitar aos motoristas que reduzam a velocidade.

A iniciativa é resultado de uma parceria do Ipem-ES com diversas entidades – a própria ANTT, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – e conta com o apoio da ECO101.

Ipem-MG capacita profissionais do comércio varejista

Profissionais de diversos estabelecimentos varejistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) puderam esclarecer suas dúvidas sobre a correta comercialização dos produtos pré-medidos, aqueles embalados e pesados sem a presença do consumidor. A capacitação foi ministrada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sincovaga), em Belo Horizonte.

Segundo a gerente para produtos pré-medidos do Ipem-MG, Ângela Araújo, que ministrou a capacitação, o Ipem-MG tem uma preocupação muito grande em fiscalizar os produtos, para certificar que o consumidor não seja lesado, mas também de instruir fabricantes e comerciantes sobre a maneira correta de vender aquele item.

Atualmente os pré-medidos representam cerca de 85% de tudo que a sociedade consome. Segundo Araújo, os fiscais do Ipem-MG visitam os estabelecimentos e realizam in loco a verificação da quantidade expressa na embalagem. Entretanto, caso a amostra apresente não conformidades, um lote é coletado e encaminhado ao laboratório do Instituto para uma verificação mais minuciosa.

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

Inovação no Setor Público

No dia 1º de janeiro de 2019, terá início o programa “101 Dias de Inovação no Setor Público”, uma iniciativa do WeGov – Espaço de Aprendizado em Governo, que conta com apoio do Inmetro.

O programa consistirá no envio de conteúdos digitais sobre inovação em formato de textos, vídeos e podcasts ao longo dos 101 primeiros dias do ano. Para inscrições e outras informações, acesse https://101dias.wegov.net.br/assine

 

 

 

Ouvidoria do Inmetro adere ao e-Ouv

As Ouvidorias do Inmetro e da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade (RBMLQ-I) aderiram ao sistema e-Ouv, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A mudança é parte do processo de regulamentação do Código de Defesa dos Direitos dos Usuários dos Serviços Públicos (Lei nº 13.460/17). O sistema pode ser acessado pelo cidadão, tanto pelo site do Inmetro, quanto pelo site da Ouvidoria-Geral da União.

Com a adesão, a Ouvidoria do Inmetro e as dos órgãos delegados ganham agilidade no atendimento, pois passam a dispor de mecanismos de consulta mais sofisticados, banco de imagens e anexos recuperáveis, possibilidade de transferir manifestações para outros órgãos públicos, interface com os sistemas SEI, e-SIC e Simplifique e a inserção no “Painel Resolveu?”, que apresenta as estatísticas de atendimento das ouvidorias públicas, em tempo real.

 

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY