Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 16 - dezembro de 2018

3 perguntas para
LUCAS HELER

Quais os conceitos guiaram a produção do evento de comemoração dos 45 anos do Inmetro?

A principal ideia norteadora do evento é que a história do Inmetro é construída por gente. Somos mais que um belo Campus e equipamentos de ponta. Todas as conquistas desses 45 anos são fruto da dedicação de servidores e colaboradores que por aqui passaram ao longo do tempo, sem medir esforços para tornar a instituição mais forte e robusta.

Tendo isso em mente, elaboramos a programação. O campus foi designado Campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, uma justa homenagem ao primeiro presidente do Inmetro, que idealizou e iniciou a construção dos conjuntos laboratoriais em Xerém.

Houve, também, um momento dedicado a agradecer os participantes das turmas de 2018 do Programa de Preparação para a Aposentadoria pela valiosa contribuição que prestaram – e continuam prestando - ao Inmetro por tantos anos.

Entre tantos outros momentos, contamos, ainda, com a habilidade e a disponibilidade dos servidores que participam do Talentos sem Medida para animar a festa e com a espontaneidade e capacidade de envolvimento da servidora Monique Vaillé para conduzir o Show do Inmetro e os sorteios.

Quais são os fatores determinantes para um evento como esse acontecer?

O principal é o envolvimento e a participação de toda a Casa. Internamente, na Dicom, contamos com a atuação afinada de todos os profissionais, para fazer o evento acontecer. Mas, não seria possível – e nem faria sentido – realizar um evento como esse sem a participação de outros atores.

As ações de engajamento iniciaram muito antes, com o convite à força de trabalho para contar a história por meio das suas fotos pessoais, na campanha #TBT Inmetro.

O apoio da alta administração, em especial da Presidência e do Gabinete, é fundamental para que a iniciativa seja levada adiante. A Diraf é uma parceira importantíssima para viabilizar infraestrutura e transporte necessários para fazer o evento acontecer. O Sesao também deu auxílio primoroso na articulação com os participantes do PPA e do Talentos sem Medida, bem como os responsáveis pelo Metromóvel, que disponibilizaram o museu itinerante para visitação. 

Em relação a atores externos, é preciso contar com bons prestadores de serviços para eventos, na operacionalização. Também tivemos o envolvimento dos Correios para lançamento do selo comemorativo.

Por fim, a presença de centenas de convidados é o que dá sentido à existência do evento.

Qual a importância de se realizar eventos comemorativos para a força de trabalho?

Além do benefício mais claro de propiciar um momento de integração entre colegas e de agradecimento pelos trabalhos realizados, esperamos que seja um estímulo para que as pessoas pensem em seu papel dentro da Instituição.

Queremos despertar a reflexão sobre o que tem sido feito e o que ainda poderá ser realizado. Queremos que as pessoas pensem no legado que podem deixar para o Inmetro e para o País, orgulhem-se de sua trajetória e sintam-se estimuladas para os próximos passos.

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY