Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 10 - fevereiro de 2018

Editorial
Os desafios da infraestrutura
CRISTIANE MAC CORMICK
Coordenadora-geral de Infraestrutura

Pedro Paulo

O campus do Inmetro teve sua construção iniciada em 1976. Ao longo desses mais de 40 anos, tivemos muitas mudanças que alteraram significativamente o projeto criado inicialmente. Aumentamos o número de laboratórios, de funcionários, modificamos a utilização dos espaços, criamos novas áreas. Todas essas mudanças impactam diretamente na infraestrutura do campus.

A Coordenação-Geral de Infraestrutura (Coinf) é relativamente nova e foi criada no intuito de otimizar as áreas que são responsáveis por manter a infraestrutura do Inmetro, ficando subordinadas a esta coordenação a Divisão de Engenharia, a Divisão de Logística e a Divisão de Operações.

O grande desafio de 2017 foi implementar as ações emergenciais necessárias para evitar o colapso das nossas instalações.

O sistema de climatização da Área 2 do campus Xerém, que inclui os laboratórios da Dimci, ficaram durante muitos anos sem a devida manutenção, por conta das restrições orçamentárias. Encontramos um cenário crítico, que estava colocando em risco as atividades da nossa área finalística. Conseguimos contratar e realizar a manutenção das principais máquinas de refrigeração que atendem a estes laboratórios. Adquirimos e colocamos em funcionamento um sistema de condicionamento de ar exclusivo para o prédio 6, possibilitando sua e retirada do anel, evitando sobrecarga do sistema. Trocamos o cabeamento elétrico que alimenta o prédio 6, dando mais confiabilidade ao sistema e segurança na rede. Fizemos o levantamento dos principais prédios em que devem ser feitas intervenções para recuperações estruturais e implantação de adaptações para acessibilidade. Por conta do grau de deterioração, priorizamos as obras dos prédios 8 (Laboratório de Massa e Grandes Volumes), 33 e 34 (Serviços Gerais), que serão realizadas ao longo deste ano.


Área 2 do Campus de Xerém

Também estreitamos a relação com a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade e, ainda na área de Engenharia, tivemos uma participação efetiva na expansão do Inmetro em todo país.

Outro grande feito para a instituição, no ano de 2017, foi a realização 3 de três leilões de bens inservíveis, totalizando, para a União, mais de R$ 1 milhão e possibilitando iniciarmos a organização dos nossos espaços.


Acompanhamento da reforma da regional do Ibametro em Simões Filho-BA.

Na área operacional garantimos a continuidade dos serviços essenciais para o nosso dia-a-dia, como limpeza, transporte coletivo dos funcionários e segurança.

No processo de resgate da identidade visual original do campus, no contrato de jardinagem, em conjunto com as ações ambientais, buscamos voltar com o paisagismo inicial do local e recuperamos os lagos da área 2 e do prédio 20, devolvendo a beleza de outrora do nosso campus.

Para 2018 os desafios são grandes! Vamos iniciar a obra da estação de tratamento de esgoto, que será um marco em nossas questões ambientais. Não pouparemos esforços para sanar as questões de climatização e continuaremos um trabalho de melhoria contínua, buscando a excelência no atendimento dos nossos clientes internos e garantindo serviços de qualidade para todos nós!

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY