Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 06 - Out/2017
      .
 
.
. EDITORIAL
 
Luiz Machado

LUIS MACHADO

Cheguei ao Inmetro em Julho e, desde então, posso ver de perto a importância do Instituto no dia-a-dia de todos os brasileiros - para a nossa família, para a sociedade de modo geral, para os empresários e também para o governo, do qual fazemos parte. Para que o Instituto continue cumprindo seu papel de proteger o consumidor e de estimular o desenvolvimento do País, precisamos ter clareza de onde queremos chegar Leia mais.

.
. ARTIGO
 

JOSÉ CARLOS VALENTE

Inspirado pelo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - ?A matemática está em tudo?, o chefe da Divisão de Metrologia Mecânica (Dimci/Dimec), José Valente, apresenta de forma clara e didática a importância da matemática para a metrologia e, consequentemente, para as atividades realizadas diariamente no Inmetro. Leia mais.

Jose Carlos Valente
.
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque nos últimos dias.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
Marcelo Almeida

MARCELO ALMEIDA

Você sabia que o Laboratório de Análise Inorgânica (Labin), da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dimci/Dimqt), já faz, há sete anos, ensaio de proficiência de água? Leia a entrevista com o chefe do laboratório, Marcelo Dominguez, e conheça como esse serviço é prestado e sua importância para a sociedade. Leia mais.

 
.
. NA REDE
 

Inmetro autua fabricantes de máquinas de sorvete sem certificação

Dois fabricantes e distribuidores de máquinas de sorvete sem certificação realizada por um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro foram autuados pela Supoerintendência do Rio Grande do Sul (Surrs) após constatação de venda de seus produtos em websites. Todo aparelho eletrodoméstico ou similar deve obedecer ao disposto na Portaria Inmetro nº 371, de 2009, que traz requisitos mínimos de segurança para esses itens.

Software de gestão criado por técnico do Inmeq-MA é apresentado em curso do Inmetro

Uma boa ideia e a vontade de empreender foram suficientes para o técnico do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), Rogério Alves Silva, desenvolver um software de gestão para verificação de medidores de energia elétrica.

O software, criado e implantado em 2015, agora serve de modelo para outros órgãos delegados do Inmetro no país. “O Software desenvolvido faz toda a gerência do processo, emite laudos, corrige até possíveis erros de digitação, entre outras coisas”, explica Rogério.

O sistema foi apresentado pelo técnico do Inmeq-MA para técnicos de outros órgãos delegados do Inmetro durante o Curso de Perícia Metrológica em Medidores de Energia Elétrica, promovido pela Diretoria de Metrologia Legal (Dimel), no dia 22 de setembro, no Rio de Janeiro.

Agropecuárias são fiscalizadas na comercialização de produtos pré-medidos

No início de setembro, metrologistas da Superintendência do Rio Grande do Sul (Surrs) fiscalizaram agropecuárias na Região Metropolitana de Porto Alegre em busca de produtos pré-medidos em comercialização irregular. Foram encontrados os produtos farelo de arroz, milho quebrado, lenha, semente de girassol, trigo em grão, terra, terra preta, farelo de trigo e arroz quirela armazenados em embalagens plásticas para comercialização sem quaisquer indicações quantitativas. Os responsáveis foram notificados pela infração à legislação vigente.

A associação atende mais de 100 pessoas, entre 2 e 40 anos, com apoio psicossocial, pedagógico e assistência médica, entres outras atividades, fornecendo lanches quatro vezes ao dia.

Os itens doados foram recolhidos durante análise no Laboratório de Produtos pré-medidos da AEM/MS, por estarem fora dos padrões de peso determinados pelo Inmetro, mas estão dentro da validade e próprios para consumo.

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

Novos Caminhos – Programa de Preparação para a Aposentadoria no Rio Comprido

Entre os dias 24 e 26 de outubro, aconteceu, no Rio Comprido, a segunda edição do Novos Caminhos - Programa de Preparação para a Aposentadoria. Em Xerém, o programa foi realizado entre os dias 12 e 14 de setembro. Interessados em participar de edições futuras podem procurar o Sesao.

.

 

Envio de documentos ao Sesao

Com a utilização do SEI, a tramitação de documentos será muito mais rápida! Porém, o Sesao lembra a todos que documentos de saúde são sigilosos e não devem ser inseridos no Sistema Eletrônico de Informações. Os originais de atestados e laudos devem ser entregues pessoalmente ao Sesao. Nas unidades em que o SEI ainda não foi implantado (Inmetro Brasília e Superintendências), os documentos devem continuar sendo enviados por malote.

Qualquer dúvida, entre em contato com o Sesao, pelo e-mail sesao@inmetro.gov.br ou pelos telefones 2679-9463 (Xerém) ou 2563-2984 (Rio Comprido).

.

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY