Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 6 - outubro de 2017

Editorial
Planejamento e gestão para garantir eficiência
LUIS MACHADO
Diretor de Planejamento e Articulação Institucional

Luis Machado

Cheguei ao Inmetro em Julho e, desde então, posso ver de perto a importância do Instituto no dia-a-dia de todos os brasileiros - para a nossa família, para a sociedade de modo geral, para os empresários e também para o governo, do qual fazemos parte. Para que o Instituto continue cumprindo seu papel de proteger o consumidor e de estimular o desenvolvimento do País, precisamos ter clareza de onde queremos chegar. Para isso, a minha prioridade, neste momento, é o estabelecimento do planejamento estratégico, que não temos desde 2014.

Estamos na fase de contratação de uma empresa de consultoria para fazer o planejamento estratégico. Esse é, hoje, meu foco, mas, paralelamente, estamos desenvolvendo uma série de ações que também são muito importantes para o Inmetro. Criamos, recentemente, o Comitê de Governança, Riscos e Controle, para estabelecer mecanismos que direcionem o monitoramento da gestão, visando aos interesses da sociedade. O objetivo é melhorar nossa eficiência, eficácia e efetividade.

Todas as UPs do Inmetro já tiveram oportunidade de conhecer as principais diretrizes de governança e gestão de riscos. O próximo passo é iniciar o processo de identificação, análise e avaliação de riscos do Inmetro, definindo as formas de tratamento (se for caso) e de monitoramento.

Apesar de ainda ser uma novidade no Governo Federal, nós temos que adquirir, cada vez mais, a cultura de governança, de controle e de gestão de riscos. A sociedade exige isso e nós não podemos abrir mão de aprimorar nossos processos e de atingir resultados cada vez melhores.

Algumas outras autarquias e empresas públicas estão um pouco mais adiantadas nessa nova forma de visão, que exige uma mudança de postura das pessoas no dia-a-dia. Nós estamos iniciando a implantação e, para suportá-la, estamos requerendo a criação de uma Divisão de Governança, Riscos e Controles dentro da Dplan, que terá grande importância para a instituição, assim como de uma assessoria dedicada ao tema, que leve para o Presidente do Inmetro o estado da arte e que traga suas orientações à Dplan e a todas as áreas do Inmetro.

Recentemente, a Diretoria também recebeu da Presidência a incumbência de liderar as ações relacionadas ao Profip, o Programa de Fomento à Integridade Pública, da CGU, cujo objetivo maior é o combate à corrupção. Essa é outra novidade no Inmetro que também ficará a cargo da nova divisão, caso ela seja criada. É importante ressaltar que a criação de uma estrutura mais robusta para lidar com essas questões poderá, em um futuro próximo, ser uma exigência do governo, por meio, inclusive, de decreto presidencial. Então, é fundamental que o Inmetro se modernize, se capacite e até mesmo se antecipe para atender esse tipo de demanda.

Outra importante tarefa do dia-a-dia da Dplan é a realização de reuniões com entes públicos do governo, parlamentares e entidades de representação privada, o que promove constante troca de informações e repercute em importante articulação institucional do Inmetro.

Por fim, nós somos os responsáveis pelo orçamento do Instituto e, junto com todos que aqui trabalham, precisamos entender e atender a necessidade de contingenciamento. Precisamos ter boa gestão para enfrentar o desafio de lidar, simultaneamente, com aumento de demanda e redução do orçamento, sem perder a qualidade do serviço que prestamos à sociedade.

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY