Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 05 - Set/2017
      .
 
.
. EDITORIAL
 
Carlos Augusto de Azevedo

JULIO CESAR SARAIVA

Nas últimas semanas, retomamos o processo de reformulação do site do Inmetro. Este é um projeto conjunto entre as equipes da Ctinf e da Dicom, que trará impacto positivo para todas as áreas do Instituto e para a sociedade. A necessidade da mudança é bastante clara para todos. Leia mais.

.
. ARTIGO
 

PEDRO BROWN

O artigo do servidor da Divisão de Vigilância de Mercado (Divig), Pedro Brown, trata da transformação do Inmetro em autarquia especial, apontando como se deu o início das agências reguladoras nos EUA e no Reino Unido e a criação do Inmetro e de outros sistemas federais no Brasil. O autor também faz uma comparação do Inmetro com outras agências nacionais e internacionais. Leia mais.

José Carlos Valente de Oliveira
.
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque nos últimos dias.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
Carlos Augusto de Azevedo

LEONARDO SOUZA

No Brasil, há mais de um milhão de balanças instaladas. Isso faz com que o Setor de Medição de Massa seja responsável por grande parte das avaliações de modelo realizadas pela Dimel. Além disso, a área faz calibração de peso-padrão até mesmo em um laboratório itinerante e tem que lidar com desafios como importação irregular e falsificação de instrumentos. Conheça mais sobre o trabalho do Setor. Leia mais.

.
3 GENTE & GESTÃO
 

Cogep realiza 2º encontro com interlocutores de Recursos Humanos

A Cogep promoveu, na última semana, a 2ª reunião com os interlocutores de Recursos Humanos das UPs do Inmetro. No encontro foram apresentados projetos e desafios que demandarão a atuação dos interlocutores enquanto facilitadores e mediadores das ações. A primeira delas é o levantamento das necessidades de capacitação para 2018, que deverá ser enviada à Cogep até o dia 29 de setembro. Aguarde mais informações.

 
.
. NA REDE
 

Dirigentes dos Órgãos Delegados criam Associação para trabalho conjunto

No dia 15 de agosto, foi formalmente constituída a Associação dos Dirigentes dos Órgãos Delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Adodi), durante a Assembleia Geral Ordinária, que reuniu os dirigentes na sede do Inmetro, no Rio de Janeiro. O presidente do Instituto, Carlos Augusto de Azevedo, estava presente na abertura e recebeu a placa de presidente de honra do Fórum.

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Marcio André Brito, foi eleito presidente da Adodi e ressaltou a importância da Associação ter objetivos comuns aos do Inmetro, além dos órgãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade serem, de fato, braços do Instituto nos Estados. “Se a rede estiver forte, o Inmetro também vai estar forte”, sintetizou.

Ipem-PR inaugura sub-sede em Foz do Iguaçu

No dia 10 de agosto foi inaugurado um escritório do Ipem-PR na cidade de Foz do Iguaçu. A ação fez parte da comemoração pelos 50 anos do Instituto. “Hoje demos um passo importante, pois estamos garantindo equilíbrio na cadeia de consumo, que vai desde o produtor até o consumidor”, disse o presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho.

AEM/MS doa produtos à Associação de Pais e Amigos dos Autistas

A Agência Estadual de Metrologia do Mato Grosso do Sul (AEM/MS) doou 260 quilos de produtos, entre gêneros alimentícios e de limpeza, à Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande (AMA).

A associação atende mais de 100 pessoas, entre 2 e 40 anos, com apoio psicossocial, pedagógico e assistência médica, entres outras atividades, fornecendo lanches quatro vezes ao dia.

Os itens doados foram recolhidos durante análise no Laboratório de Produtos pré-medidos da AEM/MS, por estarem fora dos padrões de peso determinados pelo Inmetro, mas estão dentro da validade e próprios para consumo.

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

Novos Caminhos – Programa de Preparação para a Aposentadoria

Entre os dias 12 e 14 de setembro acontecerá, no campus de Xerém, a segunda edição do Novos Caminhos - Programa de Preparação para a Aposentadoria. Em Outubro, de 24 a 26, será a vez do Rio Comprido receber o programa. As turmas já estão completas, mas os interessados podem procurar o Sesao, para participar de edições futuras.

.

Analitica Latin America

Entre os dias 26 e 28 de setembro acontecerá, em São Paulo, a Analitica Latin America – Feira Internacional de Tecnologia para Laboratórios, Análises, Biotecnologia e Controle de Qualidade. O evento é um dos principais pontos mundiais de encontro da indústria química analítica, reunindo fornecedores, distribuidores e fabricantes ligados ao setor.

Em paralelo à feira, haverá o 5º Congresso Analitica Latin America, com palestras, mesas redondas e uma área de exposição de painéis, contemplando pesquisas realizadas em universidades, centros de pesquisa e indústrias. Servidores e colaboradores do Inmetro podem se inscrever utilizando o código ANCON_INMET_2017, que garante 20% de desconto.

Saiba mais: http://www.analiticanet.com.br/pt/

.

 

Conheça os requisitos para solicitação de promoção para os cargos de Nível Intermediário

Os pré-requisitos necessários para a promoção dos cargos de Técnico e Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade são:

  • ter, no mínimo, seis anos de experiência na classe atual;
  • possuir, no mínimo, 90 horas* em eventos de capacitação compatíveis com as atividades do Inmetro.

Ressaltamos que os procedimentos necessários para solicitação de promoção para todos os cargos do Inmetro são encontrados na norma NIG-Dplan-076.

Em caso de dúvida, entre em contato com a Cogep/Secac, pelos telefones 2679-9359 ou 2145-3402.

*Para o cumprimento dessa carga horária, é aceita a acumulação de certificados, desde que tenham a duração mínima de 20 horas. As certificações em eventos de capacitação utilizadas para a promoção da classe C para a Classe B não poderão ser utilizadas para uma nova promoção para a Classe A.

.

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY