Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 04 - Jul/2017
      .
Implantação do padrão primário coloca o Brasil no restrito grupo de 14 países que têm a capacidade de medição com padronização primária propriamente desenvolvida.
 
.
. EDITORIAL
 
Carlos Augusto de Azevedo

CARLOS AUGUSTO DE AZEVEDO

Temos discutido bastante, nas últimas semanas, a proposta do Inmetro assumir que é uma agência reguladora e de fomento ao conhecimento metrológico. Fundamentalmente, o que muda é a estabilidade. O Instituto passaria a ter um presidente sabatinado no Senado Federal e que tivesse demonstrado, entre outras coisas, conhecimento da Casa e conhecimento em Metrologia. O presidente exerceria, então, um mandato, garantindo mais autonomia. Isso gera um compromisso maior com o cumprimento do Plano Diretor do Inmetro, com um norte a ser perseguido. Seria uma diretiva mais estável aos presidentes. Leia mais.

.
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque nos últimos dias.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
Carlos Augusto de Azevedo

CELSO BARBOSA DE SANT´ANNA FILHO

Você sabia que o Inmetro trabalha no desenvolvimento de drogas com atividades antitumorais e de quimioterápicos que atuam contra doenças negligenciadas, como a Doença de Chagas e a Giardíase? E que temos um Centro de Equipamentos Multiusuário acessível a diferentes grupos de pesquisa localizados em instituições de ensino, agências de governo, indústrias e centros de ciência e tecnologia? Conheça essas e outras atividades do Laboratório de Microscopia Aplicada às Ciências da Vida (Lamav). Leia mais.

.
3 GENTE & GESTÃO
 

Nova organização de espaço na Cogep

Para uma melhor recepção de seus clientes internos, a Cogep – que atende no 3º andar do prédio 20, do lado direito do corredor – está, desde o início de Maio, com uma nova organização de espaço. A ideia é que a recepção seja feita de forma mais acolhedora, em um lugar próprio para isso, com mesa de atendimento e acesso a computador. A partir dali, havendo necessidade, as pessoas serão encaminhadas a setores específicos.

Ainda neste mês, será lançada uma pesquisa para todos os atendimentos realizados in loco, para identificar quais são as principais demandas e as sugestões de melhoria. Para obter melhores resultados, a área conta com a colaboração de todo o público interno.

 
.
Nova organização de espaço na área de atendimento da Cogep.
.
. NA REDE
 

Governo aprova implantação de escritórios e de unidade fluvial do Ipem-AM para atender o interior

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) obteve, junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), aprovação para a implantação de dez escritórios regionais e uma Unidade Básica Fluvial de Fiscalização (UBFF), que atuarão em conjunto para realizar maior cobertura ao interior do Estado nas atividades realizadas pelo Instituto.

O objetivo é promover o desenvolvimento econômico, a concorrência justa e a certificação de produtos no interior do Amazonas, bem como auxiliar no processo de superação das barreiras técnicas para a exportação de produtos fabricados na região e no controle dos instrumentos de medição.

Ipem-MG capacita inspetores de farmácias e drogarias de 115 municípios

Em abril, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) capacitou cerca de 400 inspetores de farmácias e drogarias de 115 municípios mineiros, sobre os procedimentos das verificações e calibrações dos principais instrumentos utilizados pelos profissionais da área da saúde. A capacitação foi realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e faz parte da programação do Curso sobre a RDC 108/2016 e Atualização de Farmácias e Drogarias, promovido pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

Inscrições abertas para o Imeko 2017

O Rio de Janeiro sediará, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, o Simpósio Conjunto Imeko 2017: “Ciência da Medição da Qualidade, Inovação e Sustentabilidade”. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento.

O simpósio, organizado pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), com o apoio do Inmetro, trará discussões variadas relacionadas aos Comitês Técnicos da Confederação Internacional de Medição (Imeko):

TC1 – Educação e Formação em Medição e Instrumentação
TC7 – Ciência da Medição
TC13 – Medições em Biologia e Medicina

O evento contribuirá para a discussão sobre a importância de medições confiáveis para melhorar a qualidade de vida da população e garantir a saúde humana e ambiental.

.

 

Contribua com as próximas edições do Na Medida

Quer sugerir pautas ou escrever artigos para as próximas edições do Na Medida? Mande um e-mail para namedida@inmetro.gov.br. Esse espaço é de vocês. Participem!

.

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY