Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 01 - Fev/2017
. Créditos: Shutterstock
 
.
. EDITORIAL
 
Carlos Augusto de Azevedo

CARLOS AUGUSTO DE AZEVEDO

Ao assumir a Presidência do Inmetro – há seis meses – o Instituto encontrava-se em uma situação orçamentária bastante complicada. Tirá-lo dessa conjuntura foi a nossa prova de fogo, que exigiu e continuará exigindo várias reuniões, articulação, aproximação maior com Brasília e, acima de tudo, um árduo trabalho, tanto da alta administração quanto do corpo funcional. O resultado foi positivo! Conseguimos, no final do exercício, um reforço de, aproximadamente, R$ 150 milhões no orçamento.
Leia mais.

.
. ARTIGO
 

JOSÉ CARLOS VALENTE DE OLIVEIRA

A integração entre as atividades de Metrologia Científica e Industrial, Metrologia Legal, Metrologia Aplicada às Ciências da Vida, Acreditação e Avaliação da Conformidade é fundamental para que o Inmetro se mantenha estruturado e fortalecido, exercendo papel central na economia brasileira, no que se refere à produtividade da indústria, ao acesso a outros mercados e à melhoria da qualidade de vida do cidadão. É disso que trata o artigo "A interdependência das áreas finalísticas do Inmetro e a importância delas para o País", do chefe da Divisão de Metrologia Mecânica da Dimci, José Carlos Valente de Oliveira.
Leia na íntegra.

José Carlos Valente de Oliveira
.
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque nos últimos dias:

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
Carlos Augusto de Azevedo  

RODRIGO FELIX

Você sabia que o ultrassom é capaz de levitar partículas? Nesta entrevista, o pesquisador da Dimci, Rodrigo Felix, apresenta as diversas funções do ultrassom, que vão muito além da ultrassonografia, e detalha o projeto do Inmetro nessa área.

.
. NA REDE
 

Operação volta às aulas: órgãos delegados fiscalizam materiais escolares

Produtos de uso escolar, como caneta, lápis, caderno, fita adesiva, cola e papel sulfite, foram alvo de fiscalização intensa pelos órgãos delegados do Inmetro no começo de 2017.

Na Bahia, dos 34 tipos de artigos coletados e analisados pelo Ibametro, apenas dois foram reprovados: uma marca de papel filme autoadesivo e uma marca de clips. Em São Paulo, 9% dos produtos apresentaram irregularidades (4, de um total de 46 analisados). Já o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq-AL) recolheu mais de 2.500 artigos vendidos de forma irregular entre setembro de 2016 e janeiro de 2017. Entre eles estão, principalmente, produtos a granel comercializados fora da embalagem original, o que impossibilita o consumidor de ter acesso a informações sobre o processo de fabricação e sobre o selo de segurança do Inmetro.

Ipem-RN inaugura laboratório de pré-medidos na cidade de Mossoró

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) inaugurou o laboratório Ananias da Costa Neto, para atender a demanda de análise de produtos pré-medidos na região de Mossoró. Os artigos a serem examinados são provenientes de coletas aleatórias para exame ou aqueles reprovados em pré-exames realizados nos pontos de venda ou nas indústrias. O laboratório levou o nome de um agente que trabalhou no órgão de 1975 a 1996, quando faleceu.

Ipem-PR firma Termo de Cooperação Técnica com Ministério Público

O Ministério Público e o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) assinaram Termo de Cooperação Técnica para troca de informações necessárias à proteção dos direitos e garantias do consumidor. Pelo Termo, cabe ao Ipem-PR encaminhar ao MP cópias de processos administrativos em que sejam detectadas lesões ao consumidor, para que sejam propostas ações cíveis e criminais, quando for o caso.

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

Imeko TC1 – TC7 – TC13

O Simpósio Conjunto IMEKO TC1-TC7-TC13 2017, “Desafios da Ciência da Medição em Ciências Naturais e Sociais”, acontecerá no Rio de Janeiro, entre 31 de Julho e 3 de agosto de 2017. O evento trará discussões variadas relacionadas aos Comitês Técnicos do IMEKO:

TC1 – Educação e Formação em Medição e Instrumentação
TC7 –
Ciência da Medição
TC13 –
Medições em Biologia e Medicina

Artigos sobre os temas podem ser submetidos até o dia 24 de Fevereiro.

Site do evento

.

Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado em Biotecnologia

Estão abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e de Doutorado em Biotecnologia. Para o Mestrado, são 20 vagas, sendo 10 para o 1º semestre (inscrições até 23 de fevereiro) e 10 para o 2º semestre (inscrições de 1º a 30 de maio). Já o processo seletivo de Doutorado, com 20 vagas, ocorrerá na modalidade fluxo contínuo, entre 10 de janeiro e 1º de dezembro de 2017. Veja o edital.

.

Workshop Internacional: As Biomoléculas da Amazônia para uso em dispositivos médicos

O grupo gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e o Instituto de Biomateriais, Tribocorrosão e Nanomedicina (IBNT – Brasilian Branch) promoverão um Workshop Internacional no dia 16 de fevereiro, no auditório do CBA, em Manaus. O tema do evento será “As biomoléculas da Amazônia para uso em dispositivos medicinais”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro, pelo link http://goo.gl/iu38gE.

 

Atualize seu cadastro para utilizar os ônibus do Inmetro

A Diraf está realizando a atualização cadastral para utilização dos ônibus contratados.

Usuários regulares das linhas, incluindo a van que faz o trajeto Xerém/Rio Comprido (manhã) e Rio Comprido/Xerém (tarde), devem preencher os campos abaixo e encaminhar para a Diope, pelo e-mail diope@inmetro.gov.br, até o dia 23 de fevereiro:

  1. Nome
  2. CPF
  3. Número do RG / Órgão Emissor / UF
  4. Telefone Pessoal
  5. Ramal
  6. Lotação (UP/UO)
  7. E-mail
  8. Classificação: Servidor, Estagiário, Terceirizado ou Bolsista
  9. Empresa: no caso de ser Terceirizado
  10. Endereço
  11. Bairro
  12. CEP
  13. Linha Solicitada
  14. Ponto de Embarque
  15. Ponto de Desembarque

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail diope@inmetro.gov.br ou pelos telefones 2679-9311 / 9312 / 9748 / 9815.

.

Novo regimento interno do Inmetro

No começo de janeiro foi publicado o novo Regimento Interno do Inmetro. Para acessar, clique aqui.

 

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY