.: Planejamento Estratégico Institucional do Inmetro para o período de 2007 - 2014 :.

Apresentação
Principais atividades executadas para a Revisão do Plano Institucional
Missão
Visão de Futuro
Mapa de Objetivos e Iniciativas Estratégicas (PDF)
Mapa Estratégico (PDF)

Apresentação

Este Plano foi elaborado de forma articulada com os compromissos do Inmetro estabelecidos no Contrato de Gestão, com destaque para a implantação do BSC. O Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e avaliação do desempenho organizacional, utilizada em Sistemas de Gestão, que contempla além das medidas contábeis e financeiras tradicionais, um conjunto com outras medidas relacionadas aos ativos intangíveis, como: capital humano, conhecimento, marca, credibilidade, capacidade de inovação.

Este trabalho de revisão foi realizado pelo Grupo de Ação Transversal, criado pela Portaria nº 102, de 13 de abril de 2006, sob a coordenação do Presidente do Inmetro. A elaboração do Plano Estratégico foi um trabalho laborioso que envolveu servidores e colaboradores do Inmetro, representantes de órgãos governamentais de outras corporações públicas e privadas e de organismos representativos de diversos setores da sociedade.

Principais atividades executadas para a Revisão do Plano Institucional


Atualização da Missão e Diretrizes

- Levantamento dos resultados esperados com o Plano - Estratégico e das premissas da presidência;
- Definição dos Valores da Instituição e Diretrizes da Alta Direção;
- Revisão da Missão;
- Elaboração do Mapa de Negócio.

Pesquisa com as partes interessadas (STAKEHOLDERS)

- Entrevista com as partes interessadas externas nos seguintes setores: acadêmico, empresarial, governamental, cidadania, clientes/parceiros, mídia e instituições estrangeiras;
- Entrevista com servidores e colaboradores da Instituição.

Elaboração de orientação para estudo de Cenários

- A atividade foi realizada a partir da elaboração do Panorama Atual relacionado aos temas: tecnologia e inovação, recursos humanos, sócio-cultural, econômico, governamental, cadeia produtiva e cadeia de valor, contando para isso com a participação de todas as Diretorias e Coordenações do Inmetro.

Seminário de Formulação Estratégica

- Revisão da Visão de Futuro;
- Construção da Matriz de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças;
- Definição das Estratégias;
- Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso.

Construção do Mapa Estratégico

- Elaboração da representação gráfica das estratégias do Inmetro, composto por objetivos estratégicos que facilitam a integração entre todos os desafios da Instituição, bem como sua comunicação;
- Cada um dos objetivos, tem um patrocinador responsável e um conjunto de iniciativas estratégicas que serão desdobradas em projetos. O plano estratégico será monitorado através de um conjunto de indicadores de resultados e de esforço e pelo gerenciamento dos projetos corporativos.

Missão

Prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, por meio da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país.

Visão de Futuro

Órgão de Estado fundamental e estratégico ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil, pela relevância e qualidade de seus serviços, pelo apoio à inovação, por sua excelência técnica, científica e de gestão, com amplo reconhecimento nacional e internacional.