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Objetivo
Justificativa
Metrologia
Normas e Documentos de Referência
Responsabilidade pelas Medições
Marcas Analisadas
Medições Realizadas
Resultado Geral
Posicionamento dos Fabricantes
Conclusões


Objetivo

A apresentação dos resultados obtidos nas análises realizadas em diversos produtos e serviços consiste em uma das etapas do Programa de Análise de Produtos, coordenado pela Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro e que tem por objetivos:

a) prover mecanismos para que o Inmetro mantenha o consumidor brasileiro informado sobre a adequação dos produtos e serviços aos Regulamentos e às Normas Técnicas, contribuindo para que ele faça escolhas melhor fundamentadas, levando em consideração outros atributos o produto além do preço, tornando-o mais consciente de seus direitos e responsabilidades;

b) fornecer subsídios para a indústria nacional melhorar continuamente a qualidade de seus produtos, tornando-a mais competitiva;

c) diferenciar os produtos disponíveis no mercado nacional em relação à sua qualidade, tornando a concorrência mais equalizada;

d) tornar o consumidor parte efetiva deste processo de melhoria da qualidade da indústria nacional.

Deve ser destacado que as análises coordenadas pelo Inmetro, através do Programa de Análise de Produtos, não têm caráter de fiscalização, e que esses ensaios e verificações não se destinam à aprovação de um produto ou serviço.

O fato de um produto ou serviço analisado estar ou não de acordo com as especificações contidas em uma norma/regulamento técnico indica uma tendência em termos de qualidade. Além disso, as análises têm caráter pontual, ou seja, são uma “fotografia” da realidade, pois retratam a situação naquele período em que as mesmas são conduzidas.

 

Justificativa

O Programa de Análise de Produtos foi criado em 1996, sendo um desdobramento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, mais especificamente de um de seus subprogramas, denominado Conscientização e Motivação para a Qualidade e Produtividade, que refletia a necessidade de criar, no país, uma cultura voltada para orientação e incentivo à Qualidade, e que tinha por objetivo promover a educação do consumidor e a conscientização dos diferentes setores da sociedade.

Nesse contexto, o Programa de Análise de Produtos cumpre sua função de disseminar informações técnicas de interesse da sociedade ao coordenar uma análise que envolve a avaliação da tendência da qualidade, no mercado, de amostras de diferentes marcas de bolas oficiais de futebol, tendo por base o documento oficial adotado pela Fifa como padrão para as regras do jogo.

O objetivo é mostrar a importância de se realizar medições de forma correta, utilizando como meio uma das grandes paixões dos brasileiros: o futebol. Trata-se, portanto, de uma análise com caráter educativo, na medida em que procura mostrar, para o cidadão comum, a relevância da metrologia na sua vida cotidiana.

Este relatório apresenta a descrição das principais etapas desta análise, os ensaios, os resultados obtidos e as conclusões do Inmetro sobre o assunto.

Metrologia

A palavra metrologia deriva do grego, da junção das palavras metron (medida) e logos (ciência). Metrologia é, portanto, a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições.

No Brasil, cabe ao Inmetro atuar em duas áreas da Metrologia1:

A Metrologia Científica tem por atribuição principal manter as unidades fundamentais de medida, realizar sua rastreabilidade - ou seja, sua comparação aos padrões internacionais - e disseminar esses padrões até as indústrias e o comércio.

A Metrologia Legal, por sua vez, objetiva assegurar garantia metrológica aos relacionamentos econômicos, ou seja, proteger o consumidor, durante as relações de consumo, no que se refere às unidades de medida.

Na prática, isso tem efeitos profundos na vida do consumidor, pois é através da Metrologia que se procede à verificação de produtos relacionados a medições em saúde, segurança e no comércio.

Seguem alguns exemplos de como a Metrologia Legal impacta na vida cotidiana:

Produtos pré-medidos

São os produtos que apresentam indicação de quantidade que não é medida na presença do consumidor. Isso é o que garante que uma embalagem de 1kg de arroz, por exemplo, tenha o peso indicado, dentro das tolerâncias permitidas.

Produtos relacionados à saúde

Instrumentos como termômetros clínicos, medidores de pressão, seringas, eletroencefalógrafos, eletrocardiógrafos necessitam de confiança metrológica, sem a qual podem induzir a diagnósticos errados, comprometendo a saúde das pessoas.

Produtos relacionados à segurança

Medidores como velocímetros de automóveis, radares, bafômetros e tacógrafos, entre outros, são usados para garantir a segurança dos usuários.

Comércio

Equipamentos como bombas de combustível, taxímetros, balanças, medidores de energia elétrica e hidrômetros servem para padronizar as relações comerciais, no que diz respeito às unidades de medida.

Normas e Documentos de Referência

  • Laws of the game: 2005 - International Football Association Board (Regras do Jogo de Futebol); 3


Responsabilidade pelas Medições

As medições foram realizadas por técnicos da Divisão de Instrumentos de Medição no âmbito da Segurança e do Trânsito, vinculada à Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro.

Marcas Analisadas

Por se tratar de uma verificação da tendência da qualidade do produto no mercado, não é necessário comprar todas as marcas disponíveis no mercado de consumo.

Dessa forma, simulando a compra feita pelo consumidor, o Inmetro adquiriu, em maio de 2006, uma amostra de cada uma das seguintes marcas:

Tabela 1 – Marcas analisadas

Marcas

Tipo/ Modelo

Outras informações do fornecedor

País

Fornecedor

Texto original 4

Tradução das informações em inglês

Adidas

Teamgeist Glider

FIFA World Cup Germany 2006 – Replica

pression: 0.5-0.7 bar / 7.3-10.2 psi”

Copa do Mundo Fifa Alemanha 2006 – réplica

pressão: 0,5-0,7 bar / 7,3-10,2 psi

China

Adidas do Brasil Ltda.

Diadora

MSB Hera Classic

“Aproved By Diadora Athletes and Teams

Pressure: 8.5-11.5 psi / 0.6-0.8 bar”

Aprovado pelos times e atletas Diadora

Pressão: 8,5-11,5 psi / 0,6-0,8 bar

China

Paquetá Bahia Ltda

Jaguar

SM 5072 C Costura

“peso: 420-450g

Pressure 10-12 lb

Pressão: 10-12 lb

China

Alfa Comercial Importadora e Exportadora Ltda.

Nike

T90 Aerow BF SC0739

“Aprovada pela Fifa”

 

Paquistão

Nike do Brasil

Penalty

Campo Penalty

“Peso: oficial”

 

Paquistão

Cambuci S.A

Topper

KV Carbon CC

“Aprovado desde 1975

Tecnologia da Fórmula 1

Pressão: 10-12 libras”

 

Brasil

São Paulo Alpargatas S.A

Umbro

50 Fifty Pro Football

“circunf: 68-70cm

peso: 410-450g”

 

 

Umbro Brasil

Wilson

Vector

“Couro sintético

Não perecível

inflate 6 to 8 lbs

Inflar 6 a 8 lbs

China

Amer Sports Brasil Ltda.

 

Medições Realizadas

Pressão

Segundo o documento "Regras do Jogo", no qual estão estabelecidos os parâmetros oficiais aos quais devem atender o campo, equipamentos e acessórios para a prática do futebol, a bola oficial deve ter pressão entre 0,6 e 1,1 atmosferas 4.

A tabela a seguir apresenta os resultados para as amostras de cada uma das marcas analisadas:

Marcas

Valor encontrado (deve estar entre 0,6 e 1,1 atm) erro da medição: ± 0,4cm. 5

Resultado

Adidas

1,0

Conforme

Diadora

1,0

Conforme

Jaguar

1,0

Conforme

Nike

1,0

Conforme

Penalty

1,0

Conforme

Topper

1,0

Conforme

Umbro

1,0

Conforme

Wilson

1,0

Conforme


Resultado: Todas as marcas analisadas tiveram amostras consideradas conformes.

Peso

O documento "Regras do Jogo" estabelece que a bola de futebol oficial tem peso não inferior a 410g e não superior a 450g.

A medição foi realizada 05 vezes para cada amostra, sendo o resultado final a média aritmética dos valores encontrados.

A tabela a seguir apresenta os resultados para as amostras de cada um das marcas analisadas:

Marcas
Média das 5 medições (deve estar entre 410 e 450g) erro da medição: ± 0,4cm.
Resultado

Adidas

420,1

Conforme

Diadora

430,1

Conforme

Jaguar

421,6

Conforme

Nike

434,8

Conforme

Penalty

445,9

Conforme

Topper

425,5

Conforme

Umbro

446,3

Conforme

Wilson

427,2

Conforme

Resultado: Todas as marcas analisadas tiveram amostras consideradas conformes.

Circunferência

A bola de futebol oficial, de acordo com o documento "Regras do Jogo", deve ter circunferência entre 68 e 70cm.

A medição foi realizada 10 vezes para cada amostra, sendo o resultado final a média aritmética dos valores encontrados. A tabela a seguir mostra o resultado:

 

Marcas
Média das 10 medições (deve estar entre 68 e 70cm) erro da medição: ± 0,4cm.
Resultado

Adidas

68,8

Conforme

Diadora

69,6

Conforme

Jaguar

69,1

Conforme

Nike

68,4

Conforme

Penalty

69,9

Conforme

Topper

Não aplicável

Não conclusivo (*)

Umbro

68,9

Conforme

Wilson

69,2

Conforme

(*) A amostra da bola Topper apresentou, para a circunferência, o resultado de 67,5cm, o que a classificaria como Não Conforme. No entanto, nas 10 medições realizadas, o valor encontrado diminuiu após cada medição, podendo-se concluir que a amostra apresentava algum vazamento de ar. Após a repetição do ensaio, foi observado o mesmo comportamento da amostra, tendo sido descartados, por este motivo, os resultados encontrados e o ensaio considerado "Não Aplicável".

Como resultado, todas as marcas analisadas, à exceção da Topper (cujo resultado foi classificado como "Não conclusivo") tiveram amostras consideradas conformes.

Resultado Geral

As tabelas apresentadas a seguir descrevem os resultados obtidos nas medições realizadas em cada amostra analisada:

Marca
Pressão
Peso
Circunferência
Resultado Final

Adidas

Conforme

Conforme

Conforme

Conforme

Diadora

Conforme

Conforme

Conforme

Conforme

Jaguar

Conforme

Conforme

Conforme

Conforme

Nike

Conforme

Conforme

Conforme

Conforme

Penalty

Conforme

Conforme

Conforme

Conforme

Topper

Conforme

Conforme

Inconclusivo

Conforme

Umbro

Conforme

Conforme

Conforme

Conforme

Wilson

Conforme

Conforme

Conforme

Conforme

Estes resultados mostram que todos as marcas analisadas atenderam aos parâmetros estabelecidos no documento "Regras do Jogo" e adotados pela Fifa.

 

Posicionamento Dos Fabricantes

Após a conclusão dos ensaios, os fabricantes que tiveram amostras de seus produtos analisadas receberam cópias dos relatórios de ensaios contendo seus respectivos resultados, enviadas pelo Inmetro, tendo sido dado um prazo para que se manifestassem a respeito dos resultados obtidos.

A seguir, são relacionados os fabricantes que se manifestaram formalmente, através de faxes, e-mails ou correspondências enviados ao Inmetro, e trechos de seus respectivos posicionamentos:

Fornecedor: Umbro Brasil
Marca: Umbro

"(...)
A Umbro é uma empresa que está sempre buscando excelência no desenvolvimento e fabricação de seus produtos, visando a satisfação do consumidor.
Por esta razão, temos convicção da importância e necessidade do Programa de Análise de Produtos realizado pelo Inmetro, para certificação da qualidade dos produtos existentes no mercado.
De acordo com os resultados obtidos nas avaliações realizadas com a bola "FIFTY 50 PRO FOOTBALL", ficamos satisfeitos em constatar que o nosso produto está adequado aos padrões da FIFA, o qual é a referência de nosso trabalho.
Nosso objetivo principal é a melhoria contínua da qualidade de nossos produtos a fim de evitar qualquer transtorno para o consumidor final.
A Umbro coloca-se à disposição, sempre que for necessário para maiores esclarecimentos.
(...)"

Fornecedor: Paquetá Bahia Ltda.
Marca: Diadora

"(...)
É com grande satisfação que recebemos a correspondência do Inmetro, datada de 18/08/2006, nos enviada por fax na mesma data, constando o relatório de verificação do peso e circunferência de bola de futebol, onde são apresentadas as medições realizadas em 10 unidades da bola modelo Hera Classic, da marca Diadora, comercializada por esta empresa.
Avaliando os resultados do relatório, confirmamos que nosso produto atende às exigências da FIFA, constantes de seu documento "Regras do Jogo", em todas as especificações avaliadas pelo Inmetro, assim como também gostaríamos de agradecer ao Instituto por ter avaliado nosso produto, o que avaliza o controle que realizamos no desenvolvimento e produção dos produtos, sempre respeitando as especificações técnicas e legislações correspondente.
(...)"



Fornecedor: Alfa Comercial Importadora e ExportadoraLtda.
Marca: Jaguar

"(...) não há discordância de nossa parte quanto aos resultados obtidos, mantidos os dados constantes do documento anexo. (...)"

Os demais fornecedores não enviaram posicionamento.

Conclusões

Os resultados obtidos na análise de bolas de futebol permitem concluir que há tendência de conformidade nos produtos disponíveis no mercado de consumo, pois as amostras das 08 marcas analisadas atenderam aos requisitos estabelecidos no documento "Regras do Jogo", adotado pela Fifa como guardião das regras do futebol.

Os resultados foram enviados para a Confederação Brasileira de Futebol - CBF, para conhecimento da entidade.

Veja Também:

Campo de Futebol

 


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