Portal do Governo Brasileiro
Página InicialBarreiras Técnicas às ExportaçõesComo faço para exportar?

115° Encomex

  
.: Como faço para exportar? :.

O Governo Federal oferece várias alternativas e serviços que auxiliam o exportador, abrangendo questões relativas à exportação e questões relativas aos acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC).

No que se refere ao Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio, o Inmetro é o Ponto Focal no Brasil. É o sistema incumbido de receber e divulgar os regulamentos técnicos dos outros países membros do acordo e, quando for o caso, de remeter a estes países questionamentos sobre a existência e aplicação destes regulamentos. Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos referentes à regulamentação técnica e procedimentos de avaliação da conformidade.

Para esclarecer outras dúvidas sobre exportação, como questões tarifárias, existem várias alternativas e serviços que também podem auxiliar o exportador.

O Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, através do Portal do Exportador (http://www.portaldoexportador.gov.br), disponibiliza diversas informações e serviços de orientação e apoio à exportação em geral.

O Ministério das Relações Exteriores, através da Brasil TradeNet (http://www.braziltradenet.gov.br) e a Agência de Promoção de Exportações - Apex (http://www.apexbrasil.com.br) são outras opções importantes para obtenção de informações e serviços.

O Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação - Progex (http://www.mct.gov.br/prog/empresa/progex.htm), presta assistência tecnológica às micros e pequenas empresas que queiram se tornar exportadoras ou àquelas que já exportam e desejam melhorar seu desempenho nos mercados externos.

O Ministério das Comunicações, através do Serviço Exporta Fácil (http://www.correios.com.br/exporte/default.cfm), operado pelos Correios, possibilita às pequenas e microempresas a simplificação dos procedimentos de exportação de seus produtos.


Alerta Exportador!
Biblioteca Online
Palestras do Workshop sobre REACH e GHS
Portarias e Regulamentos Técnicos Metrológicos e de Avaliação da Conformidade
Produção Intelectual
Publicações






Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY