.: Como faço para exportar? :.

O Governo Federal oferece várias alternativas e serviços que auxiliam o exportador, abrangendo questões relativas à exportação e questões relativas aos acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC).

No que se refere ao Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio, o Inmetro é o Ponto Focal no Brasil. É o sistema incumbido de receber e divulgar os regulamentos técnicos dos outros países membros do acordo e, quando for o caso, de remeter a estes países questionamentos sobre a existência e aplicação destes regulamentos. Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos referentes à regulamentação técnica e procedimentos de avaliação da conformidade.

Para esclarecer outras dúvidas sobre exportação, como questões tarifárias, existem várias alternativas e serviços que também podem auxiliar o exportador.

O Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, através do Portal do Exportador (http://www.portaldoexportador.gov.br), disponibiliza diversas informações e serviços de orientação e apoio à exportação em geral.

O Ministério das Relações Exteriores, através da Brasil TradeNet (http://www.braziltradenet.gov.br) e a Agência de Promoção de Exportações - Apex (http://www.apexbrasil.com.br) são outras opções importantes para obtenção de informações e serviços.

O Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação - Progex (http://www.mct.gov.br/prog/empresa/progex.htm), presta assistência tecnológica às micros e pequenas empresas que queiram se tornar exportadoras ou àquelas que já exportam e desejam melhorar seu desempenho nos mercados externos.

O Ministério das Comunicações, através do Serviço Exporta Fácil (http://www.correios.com.br/exporte/default.cfm), operado pelos Correios, possibilita às pequenas e microempresas a simplificação dos procedimentos de exportação de seus produtos.