Portal do Governo Brasileiro
Apresentação
Contextualização
Norma Nacional ABNT NBR 16001
Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social
ISO 26000 – Diretrizes em Responsabilidade Social
Fórum Governamental de Responsabilidade Social
Cartilha - Compreendendo a Responsabilidade Social
Pesquisa Realizada com Empresas Certificadas
Seminários
Referências
Equipe Técnica
Outros Programas e Atividades Correlatas

Apresentação


 

O Inmetro reconhece a importância da Responsabilidade Social como propulsora de um mundo mais justo e próspero e como uma robusta ferramenta para a sustentabilidade. Por isso, tem incentivado e acompanhado as principais iniciativas que se despontam. Participou ativamente da construção da Norma Nacional de Responsabilidade Social, a ABNT NBR 16001:2004, e recentemente de sua revisão, além de ter sido pioneiro no mundo ao desenvolver um Programa da Avaliação da Conformidade para a referida norma, cujo mecanismo é a certificação.

No âmbito das discussões internacionais, o Inmetro participou do Comitê Espelho da ISO, no fórum da ABNT, e como especialista da categoria governo na Delegação Brasileira do Grupo de Trabalho, que elaborou a ISO 26000:2010.

 

Em decorrência de suas atribuições, como especialista da delegação brasileira, dentre as quais as de informar e articular a categoria governo para o tema, foi criado o Fórum Governamental de Responsabilidade Social, coordenado pelo Inmetro, Conselho Superior de Justiça do Trabalho e Câmara dos Deputados.

 

Internamente, o Inmetro, por meio  da Divisão de Gestão da Qualidade, subordinada ao Gabinete da Presidência, está em fase inicial de estruturação de um sistema de gestão integrada, incorporando entre outras a norma ABNT NBR 16001 (Responsabilidade Social – Sistema de Gestão – Requisitos), a ABNT NBR ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), a ABNT NBR 18801 (Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho), trabalho este formalizado por meio da Portaria Presi nº 186, de 27 de abril de 2011.