.: Padronização de Plugues e Tomadas no mercado brasileiro :.

Objetivo

Regularizar o mercado brasileiro, diminuir as perdas de energia e aumentar a segurança do consumidor e das instalações são os principais objetivos da certificação de plugues e tomadas para uso doméstico.

Quadro atual

Atualmente, os modelos comercializados no Brasil permitem o acesso pelo usuário a partes vivas, devido a possibilidade de serem inseridos parcialmente ou unipolarmente.

Problemas possíveis

Em muitos casos, pode ser ocasionado choque a quem estiver manipulando os plugues. Além de permitir a inserção de vários modelos de plugues conectados a equipamentos de diferentes tensões e correntes, o que pode ocasionar danos aos equipamentos e às instalações elétricas, provocando mau contato e aquecimento elétrico e resultando em perdas de energia.

Padronização

Na busca pelo aperfeiçoamento do programa de certificação destes produtos, foi adotada a padronização brasileira de plugues e tomadas. Por esse motivo, o Inmetro vem trabalhando com o setor produtivo e a sociedade organizada na regulamentação específica de plugues e tomadas para uso doméstico, a fim de tornar obrigatória, a partir de 01/08/2007, o início da certificação de forma escalonada, considerando a facilidade de implementação, com base na norma NBR 14136, publicada em 2002 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Com essa norma, os ensaios de segurança elétrica são atendidos. Assim, a padronização, além de proteger ainda mais o cidadão e assegurar a eficiência energética, propicia a concorrência justa da indústria nacional e a torna mais competitiva no comércio globalizado.

Novas edificações

Desde 26 de julho de 2006, de acordo com a Lei 11.337, todas as novas edificações precisam ter o aterramento da rede elétrica e todos os aparelhos, cujo aterramento seja necessário, devem apresentar o plugue de três pinos. Para aproveitar os benefícios do avanço que esta lei traz, é necessária a implantação do padrão brasileiro dos plugues e tomadas, para que os mesmos apresentem o terceiro pino, referente ao aterramento.

O papel do consumidor e fabricante

Considerando que os fabricantes de eletrodomésticos ainda fornecerão seus produtos com o plugue de dois pinos, atendendo a NBR 14136, estes plugues serão, em quase a totalidade dos casos, perfeitamente encaixados nas tomadas já instaladas nas residências, descartando a necessidade do consumidor ter de trocá-las. A tomada somente deverá ser trocada nos casos em que os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos forem fornecidos com o plugue contendo o pino terra.

Com a obrigatoriedade da fabricação conforme a NBR 14136, as deficiências de segurança são eliminadas, como pode ser observado abaixo.