.: Notícias do Codex :.

 

Reuniões CCAB

- No período de 18 a 22 de fevereiro realizou-se em Chiang Mai, Tailândia, a 20ª Reunião do Comitê do Codex Alimentarius sobre inspeção de importação e exportação de alimentos e sistemas de certificação (CCFICS) a reunião contou com a participação de técnicos do INMETRO, ANVISA e MAPA.

O CCAB participou também no mês de fevereiro, no período de 25 de fevereiro a 1 de março, da 23ª Reunião do Codex Alimentarius sobre óleos e gorduras em Langkawi na Malásia e contou com a participação de especialistas da ANVISA.

As duas reuniões em questão tiveram posições brasileiras aprovadas na 286ª Reunião Ordinária do CCAB realizada no dia 6 de fevereiro, na sede do INMETRO Brasília.

- No mês de março, no período de 4 a 8, foi realizada em Budapeste, na Hungria a 34ª Reunião do comitê do Codex Alimentarius sobre métodos de Análise e Amostragem CCMAS que contou com a participação de técnicos da ANVISA e do MAPA.

Ainda no mês de março, no período de 18 a 22, realizou-se a 45ª CCFA- Reunião do comitê do Codex sobre aditivos alimentares, em Beijing, na China que também contou com a participação de técnicos da ANVISA e do MAPA.

As posições brasileiras para a 34ª CCMAS e para 45ª CCFA foram aprovadas na 287ª Reunião Ordinária do CCAB realizada no dia 20 de fevereiro na sede do INMETRO em Brasília.

PARTICIPAÇÃO DO BRASIL EM REUNIÕES INTERNACIONAIS

O CCAB inicia sua participação em reuniões internacionais em 2013 com representação na 7ª Reunião do Grupo de Ação Intergovernamental Especial do Codex sobre Alimentação Animal (Berna, Suíça, 04 – 08/02/2013) com técnicos do MAPA e do SINDIRAÇÕES. Para a reunião em questão foi elaborada Posição Brasileira aprovada na 285ª Reunião Ordinária do CCAB.

Ainda em fevereiro o Brasil participará da 20ª Reunião do Comitê do Codex Sobre Inspeção e Certificação para Importação e Exportação de Alimentos CCFICS (Chiang Mai, Tailândia, 18-22/02/13) e da 23ª Reunião do Comitê do Codex sobre Óleos e Gordura vegetal – CCFO (Langkawi, Malásia, 25/02-01/03/13).

Como parte dos trabalhos de fortalecimento da articulação regional o Brasil participou do Colóquio Regional para a América Latina e o Caribe sobre o Codex Alimentarius, realizado no Panamá, de 15 a 17/01/2013. Neste evento foram discutidos temas afetos aos Comitês de Aditivos, Inspeção e Certificação e da Comissão do Codex Alimentarius.


CCAB

Seminário Interno

O 11º Seminário Interno do CCAB foi realizado no dia 19/12/2012, no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento contou com a participação de representantes de órgãos governamentais e também da indústria, tanto de Brasília como de outros estados, em um total de 35 participantes.

A coordenadora do CCAB fez a abertura do seminário e em seguida falou sobre a atuação do Brasil no Codex: perspectivas e planos, e apresentou o balanço das atividades do CCAB no ano de 2011.

Os coordenadores de Grupos Técnicos apresentaram os resultados obtidos em 2012 e os desafios para 2013.

Reuniões CCAB

A 284ª Reunião Ordinária do Comitê Codex Alimentarius do Brasil foi realizada no dia 29 de novembro, encerrando assim as reuniões do CCAB em 2012. A 275ª Reunião Ordinária foi realizada em 24/01/2013. Para conhecer  toda a programação de reuniões do CCAB 2013 acesse o calendário de reuniões.

Notícias do Codex

Seminário Interno

            O 12º Seminário Interno do CCAB foi realizado no dia 06/12/2013 no auditório do Inmetro Brasília. O evento contou com a participação de representantes de órgãos governamentais e também da indústria, tanto de Brasília como de outros estados, em um total de 40 pessoas.
            A coordenadora do CCAB fez a abertura do seminário e em seguida falou sobre a atuação do Brasil no Codex: perspectivas e planos, e apresentou o balanço das atividades do CCAB no ano de 2013.
            Os coordenadores de Grupos Técnicos apresentaram os resultados obtidos em 2013 e os desafios para 2014.

Curso do CCAB 2013
               Nos dias 19 e 20 de novembro de 2013 foi realizado nas instalações do Inmetro, em Brasília, curso sobre o Codex Alimentarius que contou com a participação de representantes de órgãos governamentais e também da indústria brasileira totalizando 45 participantes.
               O curso tinha como principal objetivo inteirar os novos membros componentes dos trabalhos do Codex Alimentarius sobre sua estrutura e funcionamento e oferecer aos componentes que já participavam do Comitê há algum tempo uma reciclagem e integração com os novos participantes.